Wednesday, May 19, 2010

REFLEXÕES CORPORATIVAS ou PESSOAIS?

Por que é que você levanta todos os dias? Qual o motivo? A maioria vai responder que é porque precisa trabalhar. Mas não foi isso que eu perguntei. Eu quero saber o REAL motivo. O que você quer da vida? O que você está fazendo hoje é para alcançar este objetivo? Se não é, será que você realmente quer essa coisa, ou então será que não é hora de mudar de atitude e arregaçar as mangas?

Acho que está na minha crontab porque periodicamente passo por processos reflexivos cujo tema central é este mesmo questionamento: Por que levanto todos os dias?

Levanto todos os dias porque quero ser uma pessoa melhor. Levanto todos os dias e trabalho porque acredito que o meu trabalho refletirá o que sou. Ganhar dinheiro é importante e necessário e desejável? Sem dúvida. Mas ninguém trabalha só por causa do dinheiro. Pra mim, o meu trabalho é uma extensão de mim. É uma maneira das pessoas que NUNCA vão me conhecer pessoalmente me conhecerem. É a forma como você gostaria de ser lembrado.

Sempre desejei mais do que ser um Charles Chaplin em Tempos Modernos e nunca fui muito fã de viver como aposentada aos 20 e poucos anos de idade em um emprego sem dinâmica, sem espaço para mudanças, para novas idéias, para guerrear.



Sempre desejei trabalhar em uma equipe de pessoas avidas por dar o melhor de si, numa imensa competição saudável que lubrificaria os neurônios e nos ajudaria a manter o cérebro em forma e, por tabela, a paz de espírito. Um ambiente de ajuda e compartilhamento de informações valorizando e respeitando as características individuais das pessoas como verdadeiras jóias.

Se os funcionários de uma empresa são a sua engrenagem por que fazer questão de mostrá-los todos os dias o quanto eles são descartáveis? O quanto ele ou ela é só mais um "recurso humano". Quem foi que inventou essa expressão? Você é um recurso humano? Eu sou a Rafaela.

Se todo mundo é igual e descartável, por que a hipocrisia de uma central de RH para cuidar dos direitos de funcionários, inventar faixas salariais distintas e critérios de promoção subjetivos? Se isso te angustia, te aborrece ou te agride, o que você faz a respeito?

Aquele mantra "não tem jeito, você tem que aceitar, nada vai mudar mesmo" não é logicamente convicente para mim. O que é que não tem jeito? O interlocutor? A empresa? Baseado em quê? O que você tentou fazer? O que eu tenho que aceitar? Uma instituição dizer que sou menos do que sou, que os funcionários não tem força mesmo ou é que realmente impossível achar pessoas dispostas a se sentirem felizes no seu ambiente de trabalho? E o que não vai mudar? O interlocutor, a empresa ou esse mantra?

Também é fácil vomitar outro jargão: "Os incomodados que se mudem". Quando se está chateado, desiludido, atropelado , essa é a primeira coisa que você pensa em fazer. Quando você faz você pode até se sentir bem pelo alívio da tensão, porém, se você gosta mesmo do escopo do seu trabalho, você fica tão triste quanto em um casamento que deu errado. Quando a gente trabalha sério a gente investe tempo, dinheiro, sacrifica família e amigos por algo em que se acredita.

Descobrir que a sua segunda casa por definição, porém a primeira em horas passadas/dia é um castelo de areia que o vento levou é muito triste. Você está descoberto e tem que respirar fundo para começar tudo de novo....

Resignação é uma palavra muito difícil de ser praticada por mim a não ser em casos de morte. Posso estar absurdamente errada, posso estar sendo ingenua, posso até estar discursando em uma caixinha de fósforo, mas eu acreidto firmemente que a gente é oq ue a gente pratica. Que a gente é responsável por nosso livro de memórias e por consequencia, a gente faz a nossa história.

Não deixem ninguém te diminuir, te acuar, te ameaçar, te machucar. É só o que se encontra, em geral, quando se pretende ser leal aos seus princípios.


Rafa
Gostou deste artigo? Então clique no botão ao lado para curti-lo e Twitta-lo!!

Saturday, May 15, 2010

UM SÁBADO

Sábado legal, que começou com pé direito: Parceria para correr de manhã cedo ( encontrei um ser humano caridoso que topou isso  :oD ) .

"_Rafa, me encontra na estátua do Porquinho"
"_Claro, podexá! "

CONFISSÃO: moro em SP há 3 anos, já corri no Parque inúmeras vezes e não fazia IDÉIA de que havia uma Estátua do porquinho por lá, muito menos de onde ela ficava. Graças ao Olho de Mordor ( Google ) e uma ajudinha de pessoas do trabalho a encontrei.



Volto pra casa, faxina, pendências pessoais pra resolver e uma ligação do Mineiro ( sim, ele tá vivo ).
"_Rafa, decidi. Quando eu voltar pra SP vou tomar a cerveja que vc me deu de presente."

Vc percebe que é um cara que pensa longe, né? No futuro.



Detalhe: Dei essa porcaria dessa cerveja pra ele de presente, mais ou menos quando me mudei pra SP. Deve estar ótima!

Força Mineiro! Foco nos objetivos! Nas realizações pessoais!!!

Rsrsrsrs


Gostou deste artigo? Então clique no botão ao lado para curti-lo e Twitta-lo!!

Saturday, May 08, 2010

IMPORTANTE

Pessoas, como agora eu sou uma cidada do mundo e, bem, vivi e vi muitas coisas, achei que seria importante compartilhar com vcs um dos videos que mais mexeu comigo.
Ele fala da importância de saber no que se acreditar!!


Vale a pena tirar um tempinho pra ver, tem só uns 30 segundos:

VIDEO DA IMPORTANCIA DO ACREDITAR


OBRIGADA gente!

Beijim
Gostou deste artigo? Então clique no botão ao lado para curti-lo e Twitta-lo!!

Thursday, May 06, 2010

MATANDO SAUDADE DOS GATINHOS

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

      ATENÇÃO: BLOG ATUALIZADO DESDE O DIA 26/04

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Volta à rotina é complicado, né?  Confesso que dá um pouco de desânimo de manter o blog pra falar da vida em SP. Me falta o mesmo nível de empolgação, mas, vai que pelo hábito o negócio vinga. Só sei que não consigo manter a mesma taxa diária de posts por falta de assuntos que considero interessantes.

Como voltei à rotina, voltei ao meu bom e velho café da manhã:

  • 2 folhas de couve manteiga;
  • 1/2 maça da Monica ( melhor definição para o tamanho de maçã a ser adotado que existe );
  • rodelas de pepino ( sem cara feia, é igual a melão o gosto );
  • 1/4 de mamão papaya;
  • 1 colher de sopa de linhaça dourada em pó;
  • 1 colher de sopa de Quinua em flocos;
  • 1 scoop de whey protein;
  • 1/2 colher de chá de gengibre ralado;
  • 250ml de água filtrada geladinha.

Soca tudo no liquidificador e, por incrível que pareça fica gostoso e é impossível que vc tenha fome depois. IMPOSSÍVEL!

Arrumei casa, lavei roupas, banho na gataiada, respondi um trilhão de emails e mais tarde fui almoçar num dos meus lugares favoritos no Brooklin: MOSTEIRO DEVAKAN



MOMENTO PROPAGANDA: A comida de lá eu acho perfeita, principalmente pra quem eh vegetariano. Eles são meio contra essa linha de self-service e fast food, mas vc sempre tem 2 opções de prato do dia, além de algumas opções a la carte. Enfim, gosto muito de lá.  Para quem tiver interesse, fica na Av. Padre Antonio José dos Santos com Berrini, bem na pracinha. Lamento não trabalhar perto pra poder ir lá mais vezes. O que me consola eh que a comida do restaurante do meu trabalho eh MUITO boa também.


Mais tarde um pouco , academia básica e fiquei umas 4 mil horas tentando tirar fotos decentes dos gatinhos. Só consegui tirar fotos decentes ( na minha humilde opinião ) da Madhu.
Adoro uma certa hora do dia em que a luz bate no corpinho deles e faz umas sombras e o rostinho fica bem iluminado. Mas eh muuuuuuito dificil faze-los ficar quietos e ao mesmo tempo darem ideia pra camera.
Do Yoshi foi impossivel tirar pq, como eles estão carentes, eles sempre andam em direção a mim, ainda mais se eu sentar ou deitar no chão.

Do Olho, só tirei essa dele comigo.


Eles são as coisas mais lindas e irresistíveis do mundo.

Saldo positivo do dia: Milhões de atualizações de contatos e varios planos para o fds, aniversário, treinos e dietas. Isso é, sem dúvida, animador!

OBS: Muito obrigada mais uma vez pelos emails / posts das pessoas que acompanharam minha viagem pelo blog. Todos foram sempre muito incentivadores e carinhosos. Obrigada mesmo!!

Beijim
Gostou deste artigo? Então clique no botão ao lado para curti-lo e Twitta-lo!!

Wednesday, May 05, 2010

FLYING BACK HOME - BRAZIL

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

      ATENÇÃO: BLOG ATUALIZADO DESDE O DIA 26/04

/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Bonzão acordar e só ter que andar para poder pegar o seu avião. Sem trânsito, sem codigos malucos para pegar onibus, etc..

Check-in tranquilo e fui ver minha Tanzanite. Ou vcs acham que eu me esqueceria dela depois de tanto sacrificio. Cara, que DEMOOOOOOORAAA que eh quando vc quer comprar alguma joia. A sem-experiência comprando então, já viu né?


Consegui!! Eh como se eu mesma estivesse me pedindo em casamento e aceitando....rsrsrsrsr



Agora, vamos ao vôo. Não tinha nenhum suvaqueira, graças a Deus lá, mas tinha O FOLGA. Foi uma disputa braba....

1o round: Ele tava na janela e eu na ponta. O meio tava vazio. Pronto, já começou a colocar a tranqueira dele toda no meio e dormiu imediatamente. A aeromoça me fez colocar o cinto de segurança nos objetos inanimados dele.
"_These are not mine!" 
"_ Doesn´t matter, fasten the seat belt!"

Hunpf....

2o round: acordou para arrancar os sapatos e obvio, colocou na parte do meio se esparramando em duas cadeiras. O pior foi ele colocar os pés com a meinha cinza dele com furo no dedão em cima da minha mochila que estava no chão do "meu territorio". Ah, não né? Chute básico no pé do cara.

3o round: Me acordou!
"_ Sorry, do you have a tissue?"
Of course que eu não have! E se tivesse também não iria emprestar. Que maluco! Mandei ele chamar a aeromoça, que trouxe um lenço descartável óbvio e ele ficou 1min e 56 s ( cronometrado ) expelindo melecas! Deus, por favor, faz o avião pousar logo!!!

4o round: Comandante mandou olhar pela esquerda ( meu lado ) porque estavamos sobrevoando o "Lake Sfringolzs ( sei lá o nome mais )... ". O FOLGA foi lá e fechou a janelinha. Abri a mesinha do meio e deixei ela cair em cima das pernas dele.
"_ Sorry , sir. Didn´t want to disturb you..." :oP

5o round: Me acordou de novo pra perguntar se no Brasil tem daylight savings. Se eu socar a cara dele, eh possivel que me mudem de lugar  e estarei salva, pensei.

6o round: Usei a técnica do  ouvindo-musica para abstrai-lo. Ele contra atacou com a tecnica do cutucar.
"_ Sorry, do you have a pen? I need to fill this form for the immigration..."

"_ Me doesn´t very good understand English"

NOCAUTE!!! 

:o)

OBS: Obrigado pelos vários e-mails fofos. Prometo que vou responder a todos. Ainda estou me re-adaptando ao fuso horário. 

Beijim
Gostou deste artigo? Então clique no botão ao lado para curti-lo e Twitta-lo!!

Monday, May 03, 2010

MOSHI - NAIROBI / NAIROBI - JOHANNESBURG

4h da manhã o motorista do Hotel me levou ao Kilimanjaro International Airport. Ele eh muito gigante, como vcs podem ver.


Lado ESQUERDO




LADO DIREITO.




O avião para o Quenia: Precision Air.Como diria o SPK: MEDO!!




Avião decolou, no meio do caminho decidiram que o clima não tava bom e voltamos para a TAnzania. 
Detalhe: Eles fazem você descer do avião para esperar na unica sala de espera do aeroporto que existe. Quando resolveram que o clima tinha ficado bom no Quenia, foram no alto falante assim:


"_ Atenção passageiros que tavam no vôo para o Quenia de manha cedo: podem passar pela porta de volta porque o avião vai decolar dessa vez"


Sem conferir nada. Esta é a PRECISION AIR!!


Mas ok, de cima e ainda de manhã cedo me despedi do monte que marcou um fase da minha vida




Cheguei de volta à Naiorobi, dei aquela mofada básica no aeroporto até meu vôo de volta pra Johannesburgo. Nairobi eh chato, não eh segredo pra ninguém que acho isso, então sem muitos coments.


------


Quando cheguei de volta a Africa do Sul fui procurar um daqueles hoteizinhos de aeroporto, meio sem esperança e tal. E eis que acho o City Lodge Hotel. Que coisa maravilhosa!


Minha ultima noite na Africa foi assim:




Relaxando na banheira, foi mal! :o)




Beijim!!
Gostou deste artigo? Então clique no botão ao lado para curti-lo e Twitta-lo!!

Sunday, May 02, 2010

COMING DOWN - Kibo to Horombo AND Horomobo to Marangu Gate

( ... Previously on Kilimanjaro Journey... )


"_Preciso dormir por 1h! "


INDO PRA HOROMBO


Dormir por uma hora foi ter como nascido de novo. Silvano me acordou junto com o cozinheiro que ficou do meu lado e me obrigou a tomar uma sopa com arroz, vegetais, um tipo de feijão e pimenta. Você nao tem fome a esta altitude, mesmo que a comida seja deliciosa!! O cozinheiro me entupiu de chá também. Precisamos descer até o outro acampamento.




O carregador da minha mochila veio e a levou. Esses caras são muito rápidos. Segui pelo deserto horroroso somente com Silvano. Como estava me sentindo MUITO melhor, conversamos sobre TODOS os assuntos possíveis, desde os costumes matrimoniais até opções de investimento de salário.


Mamis, sabia que se eu resolvesse me casar com o cara, vc iria ganhar de dote, 5 vacas e duas cabras? Não pense que é grande coisa, viu? Se eu fosse uma Masai, vc ganharia mais, 20 vacas! rsrsrs


Estava um breu danado e os asssuntos haviam quase que se esgotado. Aí lembrei da musiquinha do Kilimanjaro, mas antes de enveredar por este caminho sem volta, perguntei que músicas eles gostava de ouvir.


"_ Akon...., Celine Dion, .... Beyoncé.."


Cara, não acreditei! Anos e anos tentando copiar as coreografias serviriam para alguma coisa. Liguei o celular com os mp3 da moça e gatamos o resto das horas até Horombo cantando as musiquinhas.


"All the single ladies...Oh,oh,oh..."


Peguei a cabana 17, um carregador trouxe a famosa bacia com água fervida e eu tomei banho de caneca de novo. Dormi o sono dos justos de 21h até as 6h do dia seguinte.


-----------------------------


INDO PARA MARANGU GATE:


Acordei com a boca da Angelina Jolie e a bochecha do Fofão! TÉTRICO!!






Tudo queimado de sol e vento. Aliás, eu a torcida do flamengo acordou assim.


Olha so a bochecha dessa menina! 






Esse ai eh um casal de australianos que largou o emprego e decidiu viajar pelo mundo por 1 ano! :o)
Confesso ter ficado tentada....


Bom, bacia pra lavar a cara, 1kg de protetor solar e 32km até o portão do parque.


Foi legal fazer tudo de novo só que descendo dessa vez..




As trilhas são lindas e vc consegue ver nitidamente a mudança de paisagem conforme muda  o clima.




Friaquinha ainda ativa, claro






E vc vai descendo até chegar a floresta umida de novo. 

EU E SILVANO




Dessa vez vi bastante, bastante macaco grande.





No portão vc pega o seu certificado. Não sei todos os xodigos, mas os de cor dourada são para quem chegou no ponto mais alto.
Eeeeehhh, desculpa, o meu eh dourado! :o)

Ja no Springlands Hotel, reorganizei tudo p, heroicamente lavei toda a roupa que usei na montanha e tomei O BANHO. Serio mesmo, nessas horas , shampoo, sabonete, esponja, condiconador, hidratante e água quente geram uma sensação quase orgastica!

Meu cartão de credito voltou a funcionar.

Agradecimento aos céus


e dormi verdadeiramente em paz na minha cama chique com direito à tela mosquiteiro!


Beijim!
Gostou deste artigo? Então clique no botão ao lado para curti-lo e Twitta-lo!!

Saturday, May 01, 2010

KIBO HUT para o CUME e o ACORDO

Meia noite, hora de partir. Fiquei tao comovida com minha conversa na noite anterior com o guia que praticamente gravei as suas palavras.


"_Silvano, não importa o que eu diga ou faça, não me deixa desistir. Conheço meu corpo, respeitarei meus limites, mas sei que consigo. Eu preciso. Vc entende? "


"_ Each of us has our own unique path, our own journey to walk. But in order do accept your place, your path in life, you have to know who you really are. You have to know what your purpose is."


Sorri. Silvano tinha entendido! Done deal!

Estava ABSURDAMENTE FRIO, não sei precisar o quanto. Meu peito era uma caixa oca, ouvia nitidamente meu coração tentando bombear oxigenio para meu corpo. A trilha era dividida em marcos: Gilman´s Point ==> Stella´s Point ==> Uhuru Peak. Estes dois ultimos sao praticamente a mesma coisa, só muda a distância entre eles.


De Kibo até Gilman´s Point foi um ENORME desafio, físico e psicologico. É muito, muito alto. Você é obrigado a subir em zigue-zague para dar tempo de seus pulmoões absorverem algum ar e o terreno eh um misto de areia fofa com neve, numa espécie de dunas em aclive EXPONENCIAL. Com sinceridade senti desespero. 
"_ Silvano, de agora em diante minha mente vai focar nos seus pés, não posso mais olhar pra cima.."


Caminhamos bem devagar ( pole, pole, como eles diem ). Meus passos pareciam os de padrinho quando entram na igreja de tao lentos. Nao dava para ser mais rapido do que isso.


Eram 4h da manha, nao estava ofegante, mas se nao parasse a cada 10m para respirar a dor que sentia nos musculos das pernas era INSUPORTAVEL.


"_  Don´t mind, Hakuna Matata. You´ll be there. Done deal", falava o meu guia sempre que achava que devia.


Pouco antes de chegar ao Gilman´s Point, a subida muda para uma serie de rochedos em degraus distantes e altos. O cumulo do TERROR FISICO. Mal pude acreditar quando cheguei ao tal Giman´s Point.




Eu tinha tanto sono, estavamos caminhando há horas sem comer e ainda precisavamos prosseguir. Faltavam ainda alguns metros pra cima, aclive, com ar bem mais restrito e neve, neve, neve. Acho que alcançamos o cume por volta do MEIO DIA. Estava DESTRUIDA. Nao consegui muitas fotos. Camera, bateria, tudo congelado. Quando consegui chegar ao Gilman´s Point pensei:






---------------------


Brincadeiras à parte, a esta altitude e com este frio, o que seu corpo considera exercício físico é te manter vivo. Todo o resto é secundário, terciário até. E isso incluir te dar forças para sair caminhando dali. Nessa hora , a força de vontade tem que ser maior que tudo, vc briga com sua mente o tempo inteiro. Vc nao pode parar de andar nem um segundo. Tirei 3 fotos ai onde deu e constatei que estava prestes a pifar.


" _ Aguento mais 40 min, 1h no maximo. " 

Nao conseguia pensar direito e estava com uma febre muito alta. Tava super fraca.


Meu unico objetivo era passar a parte dos rochedos depois do Gilman´s Point. Depois disso, apesar de super inclinado, o terreno era fofo, eu podia sair rolando, sei lá...


Dito e feito. Depois dos rochedos não consegui mais ficar de pé. Meu organismo me desligou da cintura pra baixo. E não é que não sentia as pernas, pelo contrário,  a sensação era de esfaqueamento de todos os lados. Caí. Queria dormir ali mesmo


"_ You´ve got altitude sickness. Hakuna Matata. Down there, you´ll be fine" , era só o que ouvia.


Não tinha como ir down there, eu nao andava. Silvano me deu um bastão de caminhar e colocou na minha mao esquerda, segurou a minha mao direita e usou o outro bastao para se apoiar. Quando ele me colocou de pé eu UGI de dor. So foquei em descer. Cravava o bastão no chão a minha frente e arrastava o corpo pra baixo com a ajuda de Silvano. Até o acampamento foram mais 2 horas, o que não foi grande consolo porque eu ainda precisava atravessar o deserto de volta para dormir em Horombo. Nao podia ficar em Kibo.


Mesmo sabendo que cruzar o deserto de noite não era a melhor ideia do mundo, pedi 1h pra dormir e remedio pra febre ( ...CONTINUA )

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Vocês devem estar pensando: Que idiota! Por que ela fez isso? Que programa de Indio, blabablabla.


Vamos lá: Meu blog, minha vida, meus sentimentos, minhas buscas. A resposta é:


     Eu conheci um homem há muitos anos atrás. Ele era severo, duro muitas vezes e extremamente crítico. Era também absurdamente observador e inteligente.
     Nós moramos juntos por um bom tempo e ele estava sempre me questionando, me pressionando, me forçando a não deitar a cabeça no travesseiro sem ter a certeza de que fiz o meu melhor, de que dei o máximo de mim naquele dia. Ele sempre dizia que a vida é muito difícil para quem não tem nada para herdar e que só trabalho duro, estudo e muita força de vontade eram o caminho.
     Esse mesmo homem duro e severo era também dotado de uma enorme capacidade de amar e de entrega para aqueles que conquistassem seu coração e confiança. E, como todos tem suas peculiaridades, era obcecado com o dia em que iria morrer.
     Nunca, absolutamente NUNCA me pediu nada para si, so brigava comigo para que sempre batalhasse por minha liberdade e meu futuro. E por isso mesmo me lembro das  únicas coisas que ele especificamente me advertiu e me pediu, nesta ordem:


  • Cuidado com as palavras que digo para alguem, elas podem ser as ultimas;
  • JAMAIS mudar meus habitos ou fraquejar no perseguir dos meus objetivos, fossem eles quais fossem, quando ele partisse. Isso o deixaria muito triste.


Dia 01 de junho de 2000 o coração desde homem bateu pela ultima vez.  E mesmo me esforçando muito, eu não consegui, desde então manter a mesma força de vontade de antes. Toda vez que me vi fraquejar, o fracasso era duplo porque, novamente, não cumpria a UNICA coisa que ele havia me pedido.


Tatuei um dragão nas costas como um símbolo do que ele foi pra mim: um guardião poderoso. Mas nem a presença do bichão na minha pele me libertou da agonia de não conseguir atender ao seu desejo.


Quando cheguei ao topo da montanha, numa jornada que considero DE LONGE a MAIS DIFICIL de toda a minha vida, senti que havia recuperado o poder da minha força de vontade em 100%. Eu CONSEGUI.


Sabem, este homem pode não ser reconhecido como um dos melhores professores do mundo, nem seu livro ter figurados como um dos maiores best-sellers da história, mas pra mim ele foi um sábio e sobretudo, este homem que descrevo como um dos mais decentes que já conheci, Aloizio Manna, foi o meu PAI e eu DEVIA ISSO A ELE.


Gostou deste artigo? Então clique no botão ao lado para curti-lo e Twitta-lo!!
/* ADSENSE CODE