Sunday, September 15, 2013

CINTO DE POWERLIFTING - PARTE I

Olá pessoas do meu coração!
Tudo bem?
Conforme prometido, estou fazendo um post sobre o Cinto de Powerlifting.
IMPORTANTE: Eu não sou formada em educação Física e tudo o que está aqui é baseado nas minhas leituras, pesquisas e experiência, ok?
Vou começar respondendo à pergunta das pessoas no Instagram: o meu cinto é da H-Power.



Existem vários fabricantes, nacionais e internacionais como: Titan, Metal, Inzer e Murphy. Eu não tenho equipamento de nenhum destes outros fabricantes e não posso falar deles, porém, são marcas reconhecidas, respeitadas e usadas em todo o mundo.

Muita gente tem dúvidas ainda sobre o uso do cinto para a pratica de musculação, achando que seu uso é somente para atletas, o que, na minha opinião, não é verdade. Falando do uso do cinto de forma genérica, ele pode e deve ser usado ao se executar movimentos em que será usada uma sobrecarga e que envolvem tensão abdominal e lombar grandes, tais como os envolvidos no Powerlifting: agachamento livre e  levantamento terra.


LEVANTAMENTO TERRA
 VIDEO COM AGACHAMENTO NA "ZIAD'S GYM", vulgo, casa do meu Coach Ziad Morad



Mas vcs já deve ter visto na academia ou em vídeos, bodybuilders usando o cinto até para fazer rosca direta.

Tá, e aí? Uso ou não uso? Qual?

Bom, é sempre MUITO importante que vcs tenham algum acompanhamento ou aconselhamento profissional quanto a isso, mas a minha opinião de uma pessoa que usa porque precisa, mas que NÃO É FORMADA em Educação Física é: usem a princípio para agachar e fazer terra no momento da sobrecarga, ou seja, quando vc vai fazer força no nível alto a alto pra caramba!!
E por quê estou falando isso?

 Um pouco de "tecniquês", mas eu juro que é bem pouco, 2 parágrafos bem ticos:

"A utilização do cinto abdominal tem a função de auxiliar os músculos abdominais na manutenção da postura adequada, reduzindo a tensão na coluna lombar e cintura pélvica. Sendo assim, quando observada através da vista lateral, a coluna vertebral apresenta quatro curvaturas denominadas cifoses e lordoses, conforme a figura abaixo (TEIXEIRA e GUEDES, 2010).

Eu adaptei a figura, tipo, eu adicionei a foto da direita do site da H-Power para ajudar a entender, tá?

 A função destas curvaturas consiste em auxiliar na dissipação das forças que atuam sobre a coluna vertebral, sendo imprescindível a manutenção destas curvaturas para a adequada execução dos exercícios. Desta forma, a utilização do cinto abdominal tem o intuito de auxiliar os músculos abdominais na manutenção das curvaturas da coluna vertebral, dissipando as forças que atuam sobre este segmento. Um fato interessante é que alguns estudos demonstraram redução na ativação dos músculos abdominais com a utilização do cinto (GONÇALVES e CERQUEIRA, 2000). Este fator sugere cautela na utilização deste acessório, uma vez que o praticante poderá relaxar os músculos abdominais durante a execução de outros exercícios (GUEDES, 2007). Sendo assim, é interessante utilizar o cinto apenas durante a execução dos exercícios em que as cargas sejam realmente elevadas. Nos outros exercícios é interessante que se estimule a contração dos músculos abdominais, uma vez que esta última tem o seu tônus reduzido em função do uso do cinto (TEIXEIRA, 2010)."

Entederam? 
Vcs não podem /não devem usar o cinto para compensar fraqueza abdominal, ou seja, porque vcs tiveram preguiça de treinar os músculos abdominais ( infra, supra, oblíquos, enfim, todo o core ) e a lombar e substituir pelo cinto. "PELAMORDEDEUS!"
E também não vão ficar mitidões e achar que não precisam para nada porque estão fazendo 10.000 abdominais por dia. Por favor!!
Por isso a orientação de um profissional é MUITO importante: primeiro para auxiliá-los na correta execução dos exercícios e segundo para ajudá-lo a ir se conhecendo, conhecendo as cargas e o momento do uso do cinto.

OBS: "Um fator interessante a ser abordado é que a pressão arterial eleva-se com a utilização do cinto apertado (HUNTER e COLABORADORES, 1989). Sendo assim, é importante afrouxar o cinto nos intervalos entre as séries para que se minimizem os aumentos na pressão arterial. É importante frisar que o cinto não deve ser utilizado por indivíduos com problemas cardiovasculares devido à elevação na pressão arterial (FLECK e SIMÃO, 2008).   "

Então gente, se o cinto vai ser usado quando vcs vão fazer FORÇA PRA CARAMBA, me fala como é que aquela paradinha com velcro vai te ajudar com alguma coisa? Hein, hein!?
Não vai né? É enfeite! A pressão que a gente faz no cinto é bem grande. Tanto que o cinto tem validade, sabiam?
Já vi gente estourar ( SIM , estourar )  o cinto ( de verdade, não o de velcro ) porque ele já tinha sido muito, muito usado.

Enfim, não queria que este post ficasse muito grande ou muito técnico e espero que tenha ajudado a tirar algumas dúvidas ou até mesmo esclarecer alguns pontos.
Por favor, fiquem à vontade para deixar seus comentários e até mesmo sugestão de posts.
Eu conversei com o Michael Hans ( que responde pela H-Power ) e ele me disse que pode ajudar a falarmos sobre como a confecção do cinto é importante se vcs tiverem interesse.


É isso , people!!
Please, quem gostou bate palma. Não,bate palma não,comenta aí, curta ou compartilhe para eu saber.
Ah, profissionais de educação física, não briguem comigo, fiz o melhor que pude, hein? Críticas construtivas também são bem vindas!

Academia Gerson Doria: Lugar Sagrado


Beijo!

Referências: 
http://www.hipertrofia.org
http://brunnoarnaut.blogspot.com.br
http://www.hpower.net.br/
Gostou deste artigo? Então clique no botão ao lado para curti-lo e Twitta-lo!!

9 comments:

  1. Eu ainda não tomei vergonha de comprar um cinto pra mim, aí uso o da gym, mas ele não está bem justo, mesmo no último 'buraquinho'. Ele tem q ficar bem justo, neh?!

    Bjão!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ele tem que te proteger, querida.
      A pressão é muito grande então, sim, bem apertado é o ideal.:o)

      Beijoquinhas!!

      Delete
  2. Eu ainda não faço esse tipo de agachamento, porque ainda estou muito gorda e zelo pelos meus joelhos, então, por enquanto, só na máquina mesmo... mas eu não fazia a menor ideia da importância do cinto. Valeu, gatona!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Linda!!!!
      Nada a ver a questão de estar gordinha ou não ( e vc não está, eu vi sua camisa de listras horizontais.... )
      Agachar e com orientação é sempre bom.
      Vou ver se faço um post sobre isso....
      Vc é uma linda!!

      Beijoquinhas...

      Delete
  3. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  4. Sem sovas de cinto... Sinto-me um pinto quando olho seu treino com retinto afinco. Ressinto-me de empenhar faminto por resultados. Finto-os caminhando por instinto em um labirinto.
    É importante a honestidade. Não precisa desculpar-se tanto. Não somos senhores da verdade. Orientamo-nos por uma retidão; em você, com ou sem cinto, isso abunda.
    A ciência não responde tudo. Sem cinto, ressinto-me de nossa condição de ignorância, obesa de preconceitos e guiada por tradições, muitas vezes, tolas. Faltam diretrizes claras sobre treinamento. Não há um treinamento que valha para todos, assemelhando à ética ou um simples antibiótico ou antidepressivo( nenhum resolve todos os problemas).
    Suas ideias são absolutamente válidas, mas não posso afirmar que sejam a absoluta verdade. Posso afirmar que são a sombra da verdade (não posso dizer o quão corresponde a senhora dessa sombra).
    É só....

    ReplyDelete
  5. Obrigada Rafinha... Ajudou muito, eu estou pesquisando para comprar um. Usei um emprestado na academia e gostei muito.
    Bju grande sua gata, poderosa e fortona...

    ReplyDelete
  6. Rafa, teu amigo tinha postado um que custa em torno de 130,00, você poderia linkar aqui?

    ReplyDelete
  7. oi,achei seu blog agora,vi sobre a dieta da marmita,sei que ta encerrada faz tempo,mais será que teria como vc me passar pra eu poder fazer,to precisando perder uns quilinhos urgentemente,pois quero entrar na academia para ganhar massa muscular e definir,pois ano que vem pretendo colocar minha protese de silicone tbm.

    Grata!

    ReplyDelete

Olá! Seja bem-vindo(a)!
Quer comentar o que vc achou? Vou adorar saber!

/* ADSENSE CODE