Friday, April 23, 2010

PILANESBURG SAFARI

Oie!! Hoje foi o dia de safari!! Acordamos SUPER cedo e a guia veio nos buscar as 05:30 am. A razao disso eh a distancia. Eh beeeeeeeeem longe de onde estamos agora. Coloquei uma foto do mapinha para que vcs tenham uma ideia.






Nos estamos no bairro de Honeydew e o Safari eh la em cima do lado esquerdo em Sun City. Vamos a uma "Regra de tres" basica. Se de Honeydew ate Johannesburg sao uns 50 min de carro, logo de Honeydew ate Sun City eh minuto pra kct!!!


A guia era muito inteligente, nasceu na Ingalterra, mas mora aqui ha uns bons 20 anos. A guia tambem era muito didatica e mesmo durante o trajeto nos mostrou muitas coisas legais. Vou tentar passar algumas pra voces e sorry pelas fotos tiradas do carro que sao sabidamente uma droga, mas nao queria perder a oportunidade de dividir o conhecimento com imagens.


Nos estamos na provincia de Gauteng ( Le-se Routeng ) e Pilanesburg fria em outra provincia, mais ao norte. Eh uma provincia basicamente rural, muito grande em territorio e o dialeto que mais falam eh o tswana. Plantam laranja, morango e extraem oleo de girassol. Deem uma olhada nas fotos:








Parece a favelada que estamos acostumadas a ver, mas nao eh bem assim. Repararam na ultima foto, como a casinha eh melhor? O que acontece eh que as comunidades agriculas ainda sao muito ligadas ao conceito de tribo e chefe. As pessoas marcam uma reuniao com o chefe e pedem por um pedaco de terra. O chefe consede e a terra eh deles para o resto da vida. Eles podem passar para seus descendentes sem problema tambem. Entao eles comecam com essas casinhas de metal e, a medida que vao economizando, eles trocam por tijolos e vao aumentando o tamanho da propriedade.


Sobre Pilanesburg:  O nome vem d eum chefe africano chamado Pilani. Esse cara ai parece que existe ainda, mas esta em outro lugar. Pilanesburg costumava ser um lugar habitado e ha alguns anos atras o governo resolveu retirar todas as casas ( aldeias? ) e vegetacao alienigena, cercar o perimetro e repopular com o que havia originalmente. Estudaram notas de cacadores antigos para descobrir quais animais exatamente viviam na aream e trouxeram entao mais de 7000 deles para o perimetro numa operacao chamada "Operacao Genesis". A maioria dos animais vieram da Namibia ou do Kruguer Park



Eu considero que fomos bastante sortudos porque conseguimos ver bastante variedade de animais e um pouquinho do que vi vou mostrar aqui pra vcs. De novo, peco boa vontade com as fotos porque eh muito dificil achar os animais e depois que achamos, obviamente nao podemos chegar muito perto, oks?



Comecamos o dia com Hipopotamos. Putz, foi fantastico ve-los de manha cedo. Os cientistas falam que quando o hipopotamo abre a boca eh um claro sinal de agressividade.



Existe uma lenda do Zimbabwe que diz que quando Deus criou o hipopotamo, ele viu outros animais na agua e pediu a Deus para poder entrar na agua tambem. Deus nao queria deixar porque eles era muito grande e iria comer todos os peixes. O hipopotamo jurou de pes juntos que nao iria comer os peixes de forma alguam e entao Deus disse:
"_Ok, vc pode entrar, mas toda vez que sair da agua vc deve abrir a boca e me mostrar que nao pegou nenhum peixe".
 :o)


Os hipopotamos comem grama.
Depois vimos algumas pegadas de um felino sozinho, por isso achamos que poderia ser um Leopardo, mas....alarem falso.





E entao continuamos a jornada por paisagens incriveis....






Avistamos entao um grupo de Gnus.






Alguns diversos tipos de veado tambem foram vistos. Nao adianta, o nome deles eh muito complicado.






So gravei o nome desse cara porque me disseram que eh o antilope mais rapido: Tsebi




Algumas zebrinhas cruzando nosso caminho...



...ate que achamos um dos "Big Five" : Rinoceronte



E eles tinham aqueles passarinhos abeiros em cima deles tambem.



Claro que eu vi girafas, mas eles estavam tao longe que eu coloquei uma ajuda nessa foto.



O que eu achei legal tambem eh onde ela esta, muito doido!!

Porem uma das coisas que mais gostei de ver foram os Elefantes. eles sao criaturas muito exoticas mesmo.


Ah, em outra parte do dia fomos parar em um "acampamento" antigo, de mais de mais de 800 mil anos, do povo que introduziu a dialeto Tswana na Africa. Como Africa nao eh EUA, eles deixam a gente entrar, tocar, sentar nas coisas, etc.. A um outro acampamento bem maior, gigante na verdade, mas ha arqueologistas trabalhando nele e ai sim, nao podemos entrar.



A foto abaixo eh de uma plaquinha explicativa que mostra o lugar onde era acendido o fogo sagrado para que os homens pudessem se sentar e discutir assuntos relevantes para a aldeia. As mulheres nao eram permitidas.


Mas, como os tempos mudaram, as mulheres dominam o local das decisoes agora! rsrsrs




Para que este post nao fique infinito, deixo vcs com uma foto desafio. Vcs tem que me dizer que animal vcs vem e quantos veem nessa foto. :o)


Beijao!!
Gostou deste artigo? Então clique no botão ao lado para curti-lo e Twitta-lo!!

8 comments:

  1. Pra mim tem 2 elefantes ...

    ReplyDelete
  2. Acertou!!!!
    Eh facil ate, mas distrai :o)

    PS: Sabia que vc iria ser o primeiro a querer responder! rsrsrs

    ReplyDelete
  3. Pô, covardia. Eu sou muuuuuito míope. Como vou saber se aqueles montinhos a distância não são animais? Só suspeitei de um, à beira d'água.
    Agora, pergunta linguística: repopular quer dizer repovoar?
    Bjs

    ReplyDelete
  4. :) Sim mamily, quer dizer, repovoar!!!

    ReplyDelete
  5. Pois eu vi os dois elefantes que o mineiro viu bebendo água na beira do rio, MAIS, uma cabeça e um pescoço de girafa no canto direito, entrando em quadro, MAIS, Wally dando tchau lá no fundo da foto, e MAIS, o Geninho da She-ra atrás de uma árvore. :D

    ReplyDelete
  6. Mais um comentario. Sobre as mulheres pensadoras: Elas devem estar pensando "cade os homens pra decidir tudo?. Nao vivemos sem eles" uhahuahuahu

    ReplyDelete
  7. Bom de ler td depois é q nem tive q me dar o trabalho de pensar. :o) Bju, Rafz
    Dri

    ReplyDelete

Olá! Seja bem-vindo(a)!
Quer comentar o que vc achou? Vou adorar saber!

/* ADSENSE CODE