Thursday, August 18, 2011

VAMOS CUIDAR DE NÓS MESMOS?

Meu post de hoje é para variar reflexivo, mas vou para os updates do post anterior antes de começar este.

Updates:

==> Yoshi está bem. Como falei, pscicopatiei a vet dele e ele ficou no soro com buscopan, complexo B, protetor de estômago e remédio para náusea. Saiu de lá e comeu direitinho quando chegou em casa.

==> Vovó continua mal, com pouquinhas melhoras. O que me consola é que está em Terê sob os cuidados do meu tio.

Hoje:

Hoje é dia 18. Há 3 meses atrás fiz 31 anos. Não estou ficando mais jovem, nem as coisas que quero e /ou preciso fazer estão ficando mais fáceis. Tiro férias daqui há exatos 4 meses ( mal posso esperar ). Então daqui até lá passarei por um rigoroso processo de re-abilitação mental que inclui alimentação também.

Fiquei pensando no quanto as pessoas inventam TODAS as desculpas do mundo para não se cuidarem, para não comerem direito. Sempre dizem:
"_Não tenho tempo" ou
"_Não tem um bom restaurante perto do trabalho e eu sempre fico até tarde".
"_Não sei cozinhar..."

CHEGA!

Vou provar que não é preciso ter tempo  nem ser um chef renomado para fazer o mínimo de que seu copro precisa para trabalhar bem. Todo mundo sabe que precisamos de:
- carboidratos de boa qualidade, de preferência os integrais,
- proteínas,
- legumes e
- verduras.

De preferência as escuras ( são ricas em cálcio, ferro, fibras e fósforo ).

Cronometrei o tempo que leva para preparar minhas refeições para a semana , para a SEMANA. E eu contei exatamente 1h e 45min.

Eis do que vc precisa:

- alface;
- espinafre;
- tomates;
- batata doce; batata normal , macarrão ou arroz integrais. Escolha 1 tipo.
- Proteína, que no meu caso é somente peixe se for de origem animal ou omelete de claras.



Como todos sabemos, tem-se que lavar as verduras muito bem, mas para que elas duram bastantão na geladeira devem ser guardadas sequinhas. Como ninguém tem paciência no mundo, inclusive eu, de secar folhinha por folhinha, tenham então um desses!



Essa paradinha é mágica. Depois de lavar tudo vc põe a tampa e gira a manivela, como numa centrífuga e a água toda fica na vasilha por baixo. Believe me! Essa coisa faz milagres pela durabilidade das suas verduras.

Eu gosto de cozinhar o espinafre com pouca água e colocar a tampa para que na verdade ele seja cozido no vapor.



Verduras amarelas ou murchas não me apetecem. Acho que não apetecem ninguém, então, o vapor as faz ficarem verdinhas.



Usem a cetrífuga mágica para escorregar o resto da água e para secar. Isso também é para guardar na geladeira.



Pirquem os tomates a gosto depois de bem lavados. Podem picar cebola também e enquanto isso deixem o seu carboidrato cozinhando.

Todos essas  etapas são para a semana inteira. A única coisa que cozinha todo dia porque gosto de comer fresco é a proteína. Quando estou viajando ou ficar presa em cliente e não tem jeito, nada como a boa e velha latinha de atum conservado em água.

Depois é a hora da proteína e, para o exemplo de hoje, vou usar salmão. Só porque está comendo bem ou de dieta, não significa que sua comida precisa ficar feia. Estas fatias de salmão foram enroladas e presas com palitos, fazendo pequenos medalhões. Os dois somam 170g.


Salmão temperado somente com pimenta e cominho.Coloquem sempre 1 dedinho de água para ajudar no cozimento.
Para não dizer que levei só 1h e 45min, vamos corrigir. Levei 1h e 45min para deixar tudo prontinho


 

e mais 15min para deixar a louça zerada.



Ou seja, com apenas 2h por semana vc pode comer bem e direito a semana inteira. Não requer nenhuma habilidade fantástica e depois é só separar as pequenas porções para almoço e jantar, se for o caso, e levar para o trabalho.

E nem vem com o papo de que não aguenta comer todo o dia a mesma coisa. Aceito até que mude o estilo por semana porque todo dia não dá, vc não tem tempo, lembra? Se o ser humano fosse tão intolerante assim vc deveria trocar sua pasta de dente todo dia.Vamos parar de enrolar né?


O verão nos espera.
Pelo menos ele espera a mim e não ouso retirar meu bronzeado de datacenter se não estiver em posição de não agredir os olhos dos banhistas.

Beijim e boa sorte a todos!




Gostou deste artigo? Então clique no botão ao lado para curti-lo e Twitta-lo!!

5 comments:

  1. Rsrsrsrs...who knows!? O que importa é seguir em frente com o plano para as férias. Não é fácil, mas é muito mais fácil do que difícil, isso sim. TEmos só que vencer a inércia! :o)

    ReplyDelete
  2. Amei o post!! Temos mesmo de nos cuidar e deixar de desculpas.

    Obrigada pelo coment sobre a body building, mas eu sou de Portugal. Já encontrei proteina a 48 euros a de 5lbs. mais barato deve ser dificil, ne?

    Boa sorte com o desafio, n desanimes, ao inicio é dificil mas depois o dificil é ter de fazer o frete de comer mal quando se vai a casa de alguem ou assim!

    ReplyDelete
  3. Hahahahaha, Flavia!! Verdade!!!!
    Bom, tô torcendo para vc para dar tdo certo!!!
    Beijocas!!!!

    ReplyDelete
  4. Oi, Rafa

    Fazer dieta para mim é um grande desafio, preparar as comidinhas para a semana então... na minha cabeça é algo muito complicado. Mas você provou que é simples, muito simples, é a minha cabeça que me sabota, tenho que aprender a me cuidar/amar.

    Esse post para mim foi libertador, vou imprimir e deixar sempre a vista.

    Beijos e muito obrigada!

    ReplyDelete

Olá! Seja bem-vindo(a)!
Quer comentar o que vc achou? Vou adorar saber!

/* ADSENSE CODE