Monday, December 02, 2013

ESTRATEGIA PARA PERDA DE PESO SEM PERDER MASSA

Oi Gente!
Como prometido, este post tem a intenção de explicar o que estou fazendo agora nesta reta final para secar os kilinhos que faltam para me enquadrar na categoria. Como sempre, gosto de colocar premissas porque nenhuma declaração é genérica, ou seja, nada do que falo aqui se aplica genericamente a qualquer um. Cada pessoa tem sua individualidade biólgica, como minha Nutri linda Pri Di Ciero sempre diz, e este é um relato pessoal, para meu organismo, minha rotina de treinos e meus objetivos, tá?
Isto posto, vamos ao que se passa....

O ano de 2013 foi um ano de muito trabalho em vários aspectos, incluindo treino e dietas. Me senti bem mais consciente do que estava fazendo e meu corpo também está amadurecendo. Digo, a musculatura está amadurecendo, sinto que me conheço melhor, que estou aprendendo a entender meu corpo ( estímulos físicos e metabolicos ) e isso tem deixado a minha prepação também mais consistente.

No ano passado, quando participei do campeonato como estreante, eu competi com 62,1Kg ( ...na trave!!! ) e tinha 16% de gordura corporal, se não me engano. Bom, este ano, no momento peso 64,4Kg com 11,9% de gordura corporal. Ou seja, como sempre digo, BALANÇA NAO SERVE PARA NADA, SÓ PARA GERAR PARANÓIA!! Olhem isso:

 
Percebam que estas fotos foram tiradas em momentos que eu estava com o mesmo peso!!

Eu pareço muito maior na foto da direita do que na da esquerda e estou pesando literalmente a mesma coisa. Vcs também podem achar que na foto da direita eu to mais seca, mas não é verdade, os números não mentem. Na foto da esquerda eu tava um filé de borboleta mesmo. Hihihihi/
E tem esta foto da esquerda no Instagram da época em que competi, então tem uma humanidade de testemunhas que comprova que é verdade.

 Obviamente que em termos de qualidade, eu estou melhor este ano do que no ano passado, mesmo um pouco mais pesada. Porém, por questões de enquadramento vou tentar a categoria até 63Kg novamente porque a próxima é até 72Kg e não dá, né? Além delas serem muito fortudas, seria "desleal" porque meu peso está sempre próximo do limite inferior. #FAIL


O QUE FAZER?


Bom, em casos em que o corpo vem de um longo histórico de dieta restrita em carboidratos como eu, de vez em quando ele empaca. O que isso quer dizer? Quer dizer que o metabolismo começa a ficar lerdo. Você já dá pouca comida para ele e aí o organismo tenta se preservar, preservar sua energia. É uma defesa natural. É por isso que em nas dietas existe uma refeição do off periodica recomendada pelo seu nutricionista. Para dar aquele choque no seu organismo e ele começar a trabalhar em ritmo normal de novo.
E é este o meu momento. Eu tô "lerda"  e preciso acelerar de novo.

Na terça, dia 26/11 fui à minha consulta médica para analise dos meus exames e medições das dobrinhas para calcular o %BF. E foi aí que vimos que eu tava lerda e então comecei a fazer "CICLO DE CARBOIDRATOS" . Foi exatamente o que aconteceu comigo no ano passado e só o ciclo de carboidratos na dieta me salvou.  Iniciei o ciclo de carboidratos e naquele dia à noite, depois do treino de agachamento fiz um OFFzão no japonês. Comi tudo do japonês, até os matinhos que vem de enfeite. Hihihihihi



 Para quê isso? Para encher meus músculos de glicogênio porque era FATO que o organismo ia querer sugar tudo o que pudesse frente a um banquete desse. Eu precisava dar esta carga de glicogênio na minha musculatura porque é de onde tiramos a nossa força e o que eu faço é levantar peso. Logo, quanto mais força melhor., mesmo sabendo que ficaria mais pesada. Estou num momento muito delicado porque eu não uso anabolizantes e:
  •  não posso fazer cardio para não perder massa ( depois faço um post explicando o porquê ) ;
  •  não posso perder massa porque não posso perder força.
Tudo é detalhe, tudo tem que ser feito com precisão. Até com meu chá de hibisco me disseram para tomar cuidado porque, como ele tem efeito diurético, dependendo da quantidade no meu organismo pode ser considerado dopping!!!! 
:oO :oO :oO
O resultado do meu #momentoSomalia tá aí: 1,5Kg a mais.


Hahahaha, olha  a pança retida de sódio, etc, etc..

Na quarta-feira, dia 27/11 passei o dia só comendo carboidratos, tanto carbos complexos ( massa integral e batata doce ), como o dos vegetais. E Só, nada de proteína!! A idéia era continuar o processo de LOAD / CARGA da musculatura. Vocês podem achar que isso é bom, mas é muito ruim. Carboidratos não saciam e eu fiquei com uma FOME ASSUSTADORA o dia inteiro. Mesmo, em teoria, comendo pacas. E MUITO CHÁ DE HIBISCO PRA DENTRO. 
Bom, qual não foi minha surpresa ao perceber que na noite do dia 27/11, eu já estava mais seca visualmente, ou seja, parecia que a estrategia estava funcionandoe a musculatura tinha sugado para dentro tudo de que pecisava. Olhem aí....

Melhorou né?




E aí corri no médico para pesar e medir na quinta-feira dia 28/11 cedinho. O que aconteceu? TODAS as minhas medidas de dobras diminuiram, algumas até drasticamente e em 2 dias eu tinha perdido 1,2% de gordura corporal! :oO :oO :oO
E foi assim q fui parar nos 11,9% atuais.

O ciclo de carboidratos vai variar de pessoa para pessoa e este ano, no meu caso, vou fazer 2 dias zero carbo para um 1 dia só com carbo.
Ano passado a estratégia foi diferente. Também foi com ciclo de carbos, mas com outra variação. Quem quiser conferir, só clicar AQUI.

E devo dizer que está funcionando...
Estou otimista.

Próximo post fotos das comidinhas e do meu estado atual

Espero que gostem.
Please, comentários, sugestões, etc.. sempre BEM - VINDOS!!!!

Beijocas



Gostou deste artigo? Então clique no botão ao lado para curti-lo e Twitta-lo!!

14 comments:

  1. Ola,

    interessante o seu post.

    Voce menciona que se acabou no japa no dia 26 e no dia 27 so comeu carbs.

    Voce comeu de acordo com a quantidade de calorias que voce ingeri por dia ou de acordo com sua fome e vontade de comer?

    Obrigada,

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Isabel!!!
      Eu comi de acordo com a minha dieta para ciclo de carboidratos. Eu não faço nada da minha cabeça, xuxu! Ainda mais em reta final de preparação . :o)

      Beijoquinhas

      Delete
  2. Se afoga nos carboidratos, Rafa!!! Um dia eu chego lá! Beijão

    ReplyDelete
    Replies
    1. Agora só amanhã Martinha!! :o)
      Beijoquinhas!!!

      Delete
  3. Rafinha, amei esse post... nestes últimos meses não tive tempo pra muita coisa, pois estava 100% focada no meu processo de mudança para os Estados Unidos e graças a Deus deu tudo certinho, assim que eu chegar lá vou receber o Green Card. Quero que você saiba que me inspiro demais em você e realmente sei que não é fácil manter o foco sempre... mas também você nos mostra qeu não é impossível... tudo é uma questão de traçar metas e se planejar. Em 2014 vou grudar em você, viu!!! Bjks.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Kenya!! Que delícia sua mudança!!
      Vamos ficar grudadinhas sim. Para qual lugar dos "istaitis" vc tá indo.
      Eu quero ir ano que vem. Vai que viramos vizinhas... Hihihihi
      Quero trocar figurinhas com vc deste processo também!!
      Beijocas!!!!

      Delete
  4. Oi Rafa, blz? eu te acompanho meio que na encolha, nao comento nada, mas esse post me colocou uma duvida cruel, vc disse que perderu 1,2% de gordura nesse ciclo de carb ai, mas isso quer dizer que perdeu peso também? conseguiu chegar nos 62kg que vc queria?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Cris!!
      Não, não, não perdi peso não.
      Vamos lá, eu acabei de começar o ciclo de carboidratos. O post foi só para mostrar que minha musculatura deveria estar murchinha mesmo e que o fato de ter dado uma carga maior de carboidratos na festa gastronomica no japonês, encheu a musculatura de glicogênico. Eu ganhei 1,5Kg. Ou seja, fui de 64, para 65,5Kg, só que com muito mais qualidade. E aí eu fiquei mais pesada com um % de gordura menor.
      Agora vou ficar fazendo ciclo de carboidratos até o dia do campeonato. O objetivo é tirar qualquer referencia de estabilidade do meu organismo e acelerar o metabolismo novamente para eu perder mais gordura ainda e aí sim, perder peso sem perder massa.
      Eu vou continuar postando, tá?

      Beijoquinhas e fique sempre super à vontade para participar.
      As perguntas que vc faz podem ser duvidas de outras pessoas além de me ajudarem também a entender qual a melhor ou melhores formas de passar informação.
      Obrigada! ;o)

      Delete
  5. Ansiosa para as fotos da competição...você acha que será preciso aquele método do outro campeonato? Foi o que, magnésio? EU APRENDI COM VOCE que balança só serve pra te deixar loucaaa!
    Beijos beijos e mais beijosss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Janinha....rsrsrsr
      Sim, picolonato de magnésio.
      Vamos ver se vou precisar...
      Ano passado fizemos isso porque o peso baixou muito.
      Vamos ver se agora eu fico dentro do limite aceitável.

      Beijos!!

      Delete
  6. Linda, adorei seu post! Estou nesse processo de lentidão! Isso me desanimou muito... acabei comendo o que não queria, proteína acabou, fim de ano sem grana... aí já viu! Piorou tudo! Vou montar uma estratégia... até por que estou com uma lombalgia... Bjos! Bom post Ingrid Chagas

    ReplyDelete
  7. Oii Rafa, parabéns pela disciplina e dedicação. Adoro o seu blog e to sempre de olho nele hehehe Nessa fase tu ingere altas quantidades de gordura boa? Beijocas!

    ReplyDelete
  8. Muito legal o post, parabéns pela disciplina! Você é um exemplo, está linda!
    bjs
    www.blogeutambemposso.com
    Rosângela.

    ReplyDelete
  9. Rafa, adoro vir aqui, te acompanhar, ver sua disciplina diante da vida e, o gosto que você faz isso... lindo esse trabalho para consigo. Preciso me ficar mais... :)

    Obs.: Segui sua dica e fui comprar Hibisco na Zona Cerealista... amei! Tudo barato por lá, né? Bj

    ReplyDelete

Olá! Seja bem-vindo(a)!
Quer comentar o que vc achou? Vou adorar saber!

/* ADSENSE CODE