Tuesday, October 28, 2014

ESSÊNCIA

Eu tenho algumas tatuagens. Menos do que gostaria, é verdade, mas todas em seus devidos momentos.
A primeira tatuagem que fiz foi um kanji próximo da minha nuca que significa "Essência".
Essência é por definifição o que constitui a natureza de um ser, "aquilo" com o qual vc nasceu, que te define, define suas ações nos seus momentos mais primitivos. É algo visceral, do qual vc não pode se livrar. Em linguagem nerd, seria o seu hardcode.



Eu tatuei a palavra essência assim que me formei na faculdade. Eu acredito que lá descobri minha verdadeira essência.

A faculdade é/ foi para mim o primeiro exemplo do que é o mundo civilizado". Foi um  trailler do que é "a sociedade". Os codigos de conduta sociais, as panelinhas, os amores, os dissabores, as responsabilidades comunitárias e o preço que se paga em busca de estimular o intelecto a expandir. É lá que vc aprende a importância de ser auto-didata, aprende a pegar pistas, aparentemente disconexas, para montar um raciocínio e resolver seus problemas: físicos, matemáticos, pessoais, não importa. Ninguém vai resolver para vc, ninguém liga para vc! Somos uma massa gigantesca de pessoas em um prédio gigante, todas sendo e precisando ser autônomas, independentes e conscientes das consequencias de suas decisões. E não se engane, amigo, todas tem consequencias e vc é o único responsável por elas. Vc tomou àquelas decisões. Todos juntos, mas todos sozinhos.
Vc aprende, ou ao menos deveria aprender se refletisse por dois minutos, que vc tem sim livre arbítrio, mas que sua liberdade não pode ser maior, mais importante que a do outro.

Na "escola" tem as pessoas do bem, as pessoas do mal e vc é exposto à tudo. Não há filtro, não há proteção, não há pais, mães pra te dizer o que fazer. E, no meu caso, minha "escola" durava 5 anos.

E eu considero que foi lá, na "escola" de engenharia que tive a revelação, a compreensão de qual era a minha essência. Eu vivi cada uma das minhas escolhas. Foi libertador.
Eu sou o que sou, acho que há muito tempo, talvez eu tenha sido uma criança "velha" como uma numeróloga uma vez me falou, mas foi na faculdade que eu entendi o que eu era.



Foi lá que eu entendi a importância de dizer não, para o bem de amigos, mas principalmente para o seu próprio.

Auto-conhecimento traz paz,  a tal paz interior. Aquele tipo de paz que te permite viver em paz com outros, não importa o quão diferentes sejam de vc. Isso não quer dizer, em absoluto, que vc não terá problemas, não ficará triste, não vai sofrer, nada disso.
Mas essa paz te dá a certeza de que vc vai encontrar o caminho, que vc saberá tomar as decisões difíceis que por ventura tenha que tomar porque vc SE CONHECE.

Não existe um motivo específico para este texto de hoje a não ser desejar que vcs também procurem se conhecer, que procurem ser seus melhores amigos, que tenham confiança de que as decisões que vão tomar na vida permeiam sua essência, para que não sofram, para que não se agridam e asism, não agridam os demais à sua volta.

Todas as vezes, desde então, que senti minha essência em perigo, eu mudei: mudei de relacionamento, de emprego, de atitude. Sempre chamando para mim a responsabilidade. Porque ela é minha mesmo.
Nào importa o que as pessoas possam achar,o que seus familiares vão achar, não importa nada disso. O que importa é vc estar se sentido pleno em seus julgamentos e ações. É você estar sendo verdadeiro com aquela luzinha que mora dentro de vc: sua essência.
 

Um beijo!
Gostou deste artigo? Então clique no botão ao lado para curti-lo e Twitta-lo!!

1 comment:

  1. > exemplo do que é o mundo civilizado".

    Hahahaha. O mundo está ferrado.

    ReplyDelete

Olá! Seja bem-vindo(a)!
Quer comentar o que vc achou? Vou adorar saber!

/* ADSENSE CODE