Tuesday, November 01, 2016

BANANAS

Ela descascou as bananas. Todas elas! Estavam no cesto fazia um certo tempo, agora já com as cascas pretas, algumas até com a consistência de geléia. Mas ela ficaria muito triste em ter que jogá-las fora só pela feiura e manuseio desagradável .Não conseguiria.
Depois de descascadas, picou todas em rodelas finas, encheu uma bacia. Estava decidido: faria um bolo.

É bem verdade que já se passaram muitos anos desde a 1ª vez que pensou em ser dona de seu próprio negócio. Sim, ela já quis ser dona de buffet – “bifê” como a ensinaram ler a palavra - empreendimento que daria acesso a todos os bolos que quisesse comer.

Mas ela não virou dona de buffet, não virou dona de nenhum negócio. Trabalhava para o negócio dos outros, para empresas dos outros. Os bolos que já quis fazer e comer aos 8 anos de idade dificilmente passariam pelo seu cardápio hoje, pelo menos não desprovidos de culpa.

A moça trabalhava com números, trabalhava com lógica. Pelo menos era no que acreditava. A verdade era que ela trabalhava muito, muito mesmo, em qualquer coisa que decidisse fazer, mesmo que não carregasse o nome de “cargo”  e mesmo  a “coisa” não sendo responsável em adicionar nenhum valor à sua renda mensal.

Ela acreditava que pessoas eram para convívio, eram para ser pessoas, eram para ser escolhidas e não ferramentadas, manipuladas, usadas, adestradas. Daí a escolha pelos números, pela engenharia, pelos sistemas. Ledo engano: pessoas circudavam as esferas de todos estes números, maquinários e lógica.

Ela viu pessoas adoecendo outras pessoas e também viu pessoas sendo fonte inesgotável de inspiração e modelo de vida. Ela viu pessoas doando o que não tinham e pessoas tirando o que não precisavam. Ela viu pessoas tentando diminuir outras para parecerem maiores e pessoas de extrema humildade enaltecerem as qualidades ,até então desconhecidas dos virtuosos, só para que vissem o quão alto haviam sido capazes de escalar na vida, lhes conferindo o sopro de confiança tão necessário para prosseguir.
E a todo momento ela queria ser melhor, não do que os demais, mas a melhor de si mesma. Ela queria ser uma essência melhor, livre, porém util. Ela ficou cansada, muito cansada. Ela estava cansada. Ela está. Mas precisava se recompor. Respirou fundo e soltou o ar devagar.

A bacia de bananas picadas ficou na geladeira por 2 dias e meio até que a decisão virou ação. Levou ao menos 1 hora para assar. Ela tirou da forma e foi direto para a geladeira. Tirou uma foto para registrar como sempre gostou de fazer.
Usou os igredientes que quis. Não seguiu nenhuma receita.


A vida por acaso tem alguma?


Gostou deste artigo? Então clique no botão ao lado para curti-lo e Twitta-lo!!

6 comments:

  1. Carioca na garoa que virou Aussie. A Carioca, não a garoa. :))

    ReplyDelete
  2. Hello to all, it's in fact a good for me to pay a quick visit this website, it contains helpful Information. aol.com email sign in

    ReplyDelete
  3. Faça da banana de ontem a bananada de hoje ! A vida não é assim? As oportunidades estão lá, é só a gente tentar usar a imaginação !

    ReplyDelete
  4. Hi. This post was extremely inspiring, especially since then. Getting a visa for Turkey from using your laptop, tablet, smartphone or desktop PC.
    visa required for Turkey, The visa application process takes no more than ten minutes.

    ReplyDelete
  5. I find your articles to be informative. I feel they are more helpful. I suggest if you would like to visit India, e visa to India, you could find more information about Indian e visas. You can visit our India e visa website to learn more.

    ReplyDelete
  6. Beautiful inside and outside! We can use green bananas, ripe bananas or that ones with black dots, our need and creative mind will be the judge of our actions! ❤️

    ReplyDelete

Olá! Seja bem-vindo(a)!
Quer comentar o que vc achou? Vou adorar saber!

/* ADSENSE CODE