Tuesday, July 24, 2018

AUSTRALIA: AS 3 FASES

FINAL DE ABRIL/ INÍCIO DE MAIO de 2017

Acordamos revigorados, 12h depois e fomos dar uma volta na PRAIA! Que saudades, cara! Que vibe! Voce nem precisa entrar no mar, basta saber que ele esta la, do seu ladinho pra vc se sentir bem.



De volta ao Rio, eu precisava estabelecer uma rotina por la que incluia treino, vets, petshops, mercados, etc.. Havia pesquisado varios boxes de crossfit e todas as coisas que mencionei acima e fui tambem visitar para conhecer os lugares, calcular tempo de deslocamento, valores dos mercados para planejamento financeiro dos gastos com comida, blablabla. E, como falei no post anterior, precisava tambem atualizar o plano de mudanca para a Australia de acordo com a minha nova realidade.









Eu nao poderia ser só mais uma estudante. Estudar fora é muito, muito caro. Um estudante estrangeiro paga `a uma universidade em torno de 2 a 2,5 vezes mais do que um cidadão ou residente permanente na Australia. E o estudante só pode trabalhar meio periodo AND só depois de formada é que teria direito a um visto de trabalho por somente 2 anos. Só então, poderia tentar um sponsorship /patrocínio para viver lá.
Precisava de algo mais definitivo e que me possibilitasse trabalhar de maneira integral,o quanto antes,  para recuperar o investimento de uma mudança como essa. E, sem temer ter que deixar o paîs que eu escolhi depois de tanto sacrificio e trabalho. O que fazer então?

SOL - SKILLED OCCUPATION LIST

A Australia possui uma lista chamada de Skilled Occupation List que, em livre tradução / adaptação, seria uma lista de profissões ( occupation ) desejadas pelo governo australiano. Esta lista eh atualizada todo dia 01 de julho de cada ano, que representa o inicio do novo ano fiscal na Australia. 
Se a sua profissao / graducao estiver nesta lista voce pode, gratuitamente no site oficial da imigracao da Australia, manifestar sua vontade de aplicar seus conhecimentos / experiencia/SKILLS no país através da EOI ( Expression of Interest ).  Se o governo ausraliano achar que seus skills e histórico profissional são valiosos para o país, você é convidado para aplicar para um visto chamado SKILLED VISA que, simplesmente,  é um visto de residente permanente que o governo te dá por causa do seu cérebro, vamos dizer assim.

Mas pera.....


E eu decidi então que ia apresentar o meu cérebro e minha história para o governo em busca deste convite. Mas é CLARO que não seria uma tarefa fácil porque, afinal, você está competindo com mentes do MUNDO inteiro por uma vaga. Sério, se você achava que vestibular ( ops, quis dizer ENEM porque eu sou jovem #sóquenão ) era difícil, meus amigos..... vocês nao tem noção dos JOGOS MORTAIS que é essa competição aqui.

Immigration Office: " _ I want to play a game...."

EOI - EXPRESSION OF INTEREST

Como sempre, para conseguir o que desejamos, precisamos saber e entender tudo o que é necessário, ou seja, quais são os pré-requisitos. O Skilled visa ou visto de residente permanente por skills é baseado em um sistema de pontos (juro! ) e você só está elegível a fazer o EOI dependendo da quantidade de pontos que você tenha. Funciona assim:

Passo1: Verificar se sua profissão faz parte da SOL ( Skilled Occupation List ) aqui: https://www.homeaffairs.gov.au/trav/work/work/skills-assessment-and-assessing-authorities/skilled-occupations-lists

Passo 2: Verificar se você tem o mínimo de pontos necessários para ser elegível ao EOI. Até o dia 30 de junho de 2018 você precisava de 60 pontos, porém, a partir de 01 de julho de 2018 este mínimo passou a ser de 65 pontos. A regra para a contagem de pontos está a seguir:



Passo 3: Verificar qual é o mínimo de pontos, a partir dos pontos de elegibilidade, para você estar competitivo junto a outros da sua categoria. No meu caso, qual era o mínimo de pontos necessários para Engenharia de Telecomunicações ( meu bacharelado ). Na época ( abril de 2017 ) que eu estava avaliando a necessidade, 65 pontos seriam mais do que suficientes.

Passo 4: Validar o n[ivel de Inglês. O nível de Inglês MÍNIMO exigido para Engenharia era nota 7 ( o máximo é nota 9 ) no IELTS ( prova de proficiência em Inglês ) em CADA UMA DAS QUATRO ( 4 ) dimensões avaliadas: 
  • Speaking
  • Listening
  • Reading
  • Writing 

Lembram que eu tinha comprado o livro no ano anterior para estudar? Pois bem, eu estudei todo este tempo e agendei meu teste para o dia 04 de junho de 2017, em Botafogo.

Passo 5: Validar meu diploma e anos de trabalho junto ao órgão regulamentador responsável que, no caso australiano, era o Engineers Australia ( EA ). Ele é o equivalente ao CREA no Brasil. O EA é um mega capítulo 'a parte porque é uma das coisas mais complicadas e exigentes desta galáxia. Sério! O trabalho junto ao EA rendeu uma cruzada que durou até abril de 2018!!!!!

Passo 6: Traduzir as documentações junto a um tradutor regulamentado pelo governo australiano, claro. No caso, este órgão se chama NAATI - 

Passo 7: Aplicação do EOI: Com a sua profissão, experiência e nível de Inglês validados, junto com toda esta documentação traduzida é hora de aplicar a EOI e aguardar ansiosamente o convite do governo australiano para ser um residente permanente. 

Que simples, né?
Aham, como diria minha culta mamily: " _Permita-me um sorriso ! " 

Meu plano atualizado para mudar para a Australia tinha agora 3 fases:  
  • a Carioca ( 1 ), com duração prevista de 4 meses;
  • a Hermana ( 2 ), com duração prevista de até 2 meses e 
  • a Aussie ( 3 ), com duração prevista de até 1 ano.


ENQUANTO ISSO

Enquanto isso, eu achei um box para treinar MARAVILHOSO, com uma das head coaches MAIS FODAS que ja conheci na vida, que estava recem inaugurado super pertinho do apê da minha mãe: CROSSFIT VIVÁ. Link ==> http://crossfitviva.com/

Eu recomendo FORTEMENTE você frequentar este box se você morar em Niterói, próximo 'a praia de Icaraí porque a head coach, Adjane Felix,  é uma das pessoas mais responsáveis e comprometidas que já conheci neste planeta e foi onde eu mais evoluí no esporte.


Encontrei também um pseudo-hobbie para os momentos em que eu estaria por lá: CANOA HAVAIANA com a galera no Mauna Loa. Link ==> https://www.facebook.com/maunaloawaa/

Um círculo no final sempre para agradecer a boa remada de mais um lindo dia em harmonia!


E me inscrevi em um curso do site que eu amo chamado COURSERA chamado: Understanding Einstein: The Special Theory of Relativity, ministrado por um professor que adorei chamado  Larry Randles Lagerstrom, da Universade de Stanford, nos Estados Unidos.  Link ==> https://www.coursera.org/learn/einstein-relativity



( Tão pouca coisa que eu tinha pra fazer né? Também questionei quando este curso começou se eu estava comendo cocô ).


O mês de Maio ptambém deveria ser aproveitado AO MÁXIMO porque seria o último mês que passaria com Marido até voltarmos a nos encontrarmos novamente, 5 meses depois, na fase 3 do plano atualizado.

O mês de Maio passou voando e Marido e eu nos despedimos no dia 30;05;2017. Ele foi na frente, rumo ao incerto, com a coragem e confiante em si e em nós. Confiante na força da nossa família e amor. Confiança no nosso tão elaborado plano e com a força de vontade incansável de crescer, melhorar, evoluir.

No dia da despedida eu chorei antes e depois. Só não chorei na hora. Essa foi a nossa ultima foto juntos em muitos meses e emoções que estavam por vir.....

Flautinha no meu colo, Conan em cima de Marido, Madhu e Yoshi ( com reflexo nos olhos ).
Aí eu honestamente achava que meu coração não poderia ficar mais apertado.... You know nothing, Rafa!

Até o próximo capítulo, amigos!

Gostou deste artigo? Então clique no botão ao lado para curti-lo e Twitta-lo!!

8 comments:

  1. Rafa q emocionante a sua jornada! estou adorando acompanhar tudo agora. As pessoas nao imaginam o trabalho q da no durante ne? bjaum!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Japongues....nao fazem mesmo a menor idéia. Na verdade, a gente não sabe nunca o que se passa na vida das pessoas, a não ser que eles desejem compartilhar. Por isso qu eeu sempre tento nunca julgar ninguém porque eu nunca tenho todo o histórico né?
      Beijocas com muito carinho para vc! Fico feliz com os feedbacks. O povo le e nao fala nada, me sinto em um monologo! Hihihihihi

      Delete
  2. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  3. Muito guerreira mulher. Vc é faca na caveira viu. Bjosss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Hihiihihi. Sou só esforçada mesmo. Tipo muito. Caso contrário não conseguiria sair do lugar.
      Obrigada pelo feedback!
      Beijocas!!

      Delete
  4. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  5. Oi Rafa. Acompanho o Carioca na garoa há um tempinho, amo sua história de vida, de superação e determinação. Vc me inspira. Em vários momentos penso no que vc diz e sigo sem desistir, tanto nos treinos da academia quanto nos estudos.
    Lembro de vc bem novinha, sou prima da Claudia Mila, que estudou com vc no Externato Sto Antônio rs... põe tempo nisso...
    Estou amando ler essa jornada para a Austrália... continue postando, por favor!!!
    Bjs e muitas felicidades!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi!!! Puxa!!! Muito, muito obrigada de verdade por este carinho!
      E que legal que vc eh prima da Dinha!! <3 <3
      Ela eh uma lama, um coracao, um espeirito de muita luz. Tenho por ela um carinho enorme, ENORME!
      E sim, do Externato para ca, tem mais ou menos 25 anos! Credo!! kkkkk
      Eu vou continuar a escrever sim. Eu gosto de escrever. Ajuda a organizar minhas ideias e a seguir em frente!
      Beijocas com carinho para vc!!

      Delete

Olá! Seja bem-vindo(a)!
Quer comentar o que vc achou? Vou adorar saber!

/* ADSENSE CODE