Friday, January 25, 2013

CIRURGIA DE IMPLANTES MAMARIOS DE SILICONE

Olá amorecos e amorecas!
Tudo bem?
Hoje é feriado aqui em SAMPA, but... not for me! Hihihihi
Muitos trabalhos pela frente: Marmitas, Office, bloguinhos e emails, claro! :o)



Hoje é o dia combinado para falar da cirugia de implantes mamarios. E bom, eu sempre tento fundamentar as coisas que publico aqui cruzando com as minhas experiências pessoais para não parecer aqueles artigos cientificos demais que nos fazem querem dormir como nesta aula do Clássico "Curtindo a vida Adoidado".



Ninguém merece, né? Hihihihihi.
Então eu vou dividir este post em algumas partes para que fique mais fácil de entender, divertido e que as deixe o mais seguras possível em suas escolhas. As partes são:

  • Histórico
  • Tipos de Prótese
  • Tipos de Incisão
  • Localização da Prótese
  • Recomendações Pré-Operatórias
  • Recomendações Pós- Operatórias

Não durmam!! :o)

Histórico:
Lendo um artigo da BBC Brasil, descobri que o 1o Implante Mamário foi feito em 1962 em uma americana chamada Timmie Jean Lindsey, em Houston, Texas nos EUA. E hoje, 51 anos depois, é a 2a Cirurgia Plástica mais popular no mundo. As estatíticas de 2010 mostram que 1,5 MILHÕES de procedimentos no mundo!! OMG!! Foram 1,5 milhões de plastificadas a mais na face da Terra! Querem ver a tal gringa que fez o implante? Santo Google!!



Claro que até chegar ao ponto de se tornar tão popular e  "segura" ( toda cirurgia tem riscos, é claro ), o processo passou por muito aperfeiçoamento e o tipo de próteses utilizadas também. Um dos problemas mais conhecidos ocorreram nos anos 90, os EUA chegaram a proibir a cirurgia por suspeitar que o material das próteses pudesse causar danos ao sistema imunológico das pacientes. O outro foi em 2010: "As próteses da francesa Poly Implant Prothese (PIP) foram proibidas em dezenas de países, a empresa foi fechada e seu dono teve prisão decretada pela Justiça da França, após a descoberta de que elas continham silicone industrial que poderia causar câncer e que tinham alto risco de ruptura." 
Que malucos irresponsáveis!!

Tipos de Prótese

            Quanto aos Materiais
 
Como qualquer pótese, seu conceito e uso neste caso permanecem os mesmos: são peças criadas de forma artificial para diversas finalidades como substituir partes do corpo perdidas ou inexistentes. Podem ser usadas para propósitos estéticos ou para recuperação de lesões corporais.

Dos anos 60 até os anos 80, o material era silicone líquido, junto a outro sintético chamado Dacron. A unica diferença existente ao longo destas décadas foi o surgimento do formato em gota, porém , o mterial interno continuou o mesmo. 
Como o material era líquido e havia o risco de rompimento, é que surgiu a recomendação da troca das próteses de 10 em 10 anos. Só por isso. hoje não é mais necessário. Mas uma revisão periódica não faz mal a ninguém, certo?

Prótese Líquida / Prótese em Gel / Prótese "Texturizada ".


A partir da década de 80,  "a indústria passou então a desenvolve-las em várias camadas, o que ajuda no menor risco de rompimento, com conteúdo em gel. Na mesma época surgiram próteses de silicone em vários formatos, que visavam suprir diferentes indicações e procedimentos. Este conjunto conferiu uma aparência mais natural a cirurgia plástica, se encaixando de forma perfeita em relação ao corpo de cada paciente.
Outra mudança significativa foram que as próteses passaram a ser desenvolvidas também com uma camada com topo de revestimento texturizado, que funciona aderindo-a aos tecidos internos e evitando seu deslocamento."

             Quanto aos perfis

Perfil Baixo:  "esses tipos de proteses de silicone possuem uma base mais larga e são mais baixas, sendo portanto mais indicadas quando se deseja uma maior projeção do colo mamário e pouca projeção para frente. São pouco utilizadas na prática."Para terem uma idéia, meu médico nem me apresentou essa.

Pelo que entendi, ninguém usa....



Perfil Alto: "essas proteses de silicone possuem uma base menor e são mais altas, sendo portanto melhor indicadas quando se deseja maior projeção dos seios para frente sem tanta necessidade de preenchimento do colo mamário. As proteses de silicone de perfil alto são as mais requisitadas pela maioria das pacientes." Esse é o meu people!

Esse é o meu e é texturizado.


Perfil Super Alto:"As próteses de perfil superalto só são recomendadas em casos muito específicos, como tórax estreito e seios MUITO PEQUENOS. O ideal é que o volume das mamas seja proporcional ao tamanho da paciente, tanto em altura quanto em largura. Portanto, pacientes baixas podem optar pelo perfil superalto, mas não devem exageram no volume da prótese. Ao contrário do perfil moderado, o superalto não foi feito para alargar a base do busto."

Assunto sério aqui... :o)


Perfil Anatômico ou Natural: "essas proteses de silicone têm um perfil “em gota” e são indicadas para aquelas pacientes que têm mamas com formas e contornos estéticos e se deseja um aumento proporcional das mesmas. Possui projeção frontal menor que as proteses de silicone de perfil alto."



E uma foto da "galerinha"junta para vcs verem como é:



Abaixo mais uma fotinho de como, em geral, ficam os seios após cada tipo de implante.


Tipos de Incisão:

 Há 3 tipos de incisão usadas, de forma geral, para a colocação dos implantes mamários. São elas:

Incisão Periaerolar: Neste tipo de Incisão, a cicatriz fica no entorno inferior da auréola.



Incisão Axilar ou Transaxilar: A Incisão da prótese fica na axila e sua colocação é muito mais difícil, precisa d eum edoscópio para visualiar as estruturas. O risco de sangramento ou colocação assimétrica da prótese também é maior. O risco de infecção também é maior porque, vamos combinar...a suvaqueira nunca foi a região que definiu uma mulher ocmo princesa, né? Ela é potencialmente contaminada. E outra, se precisar retirar, não vai ser pelo mesmo lugar que entrou, então a paciente fica com 2 incisões. Acho essa opção caída.



Incisão Inframamária: Neste caso, a cicatriz fica no sulco, abaixo das mamas.

Esse foi o meu caso


Gente, a melhor posição para colocação da prótese vai ser uma discussão entre seu médico e vc! Cada caso é um caso, lembrem-se bem!

"_Ah, Rafa, vc está enrustindo informação! Eu vi no Dr. Hollywood, programa da minha apresentadora intelectual ( # sóquenão ) favorita Daniela Albuquerque, que dá para fazer pelo umbigo!"

"_Olá, Emílio!"
Ah vá!!
 Pô, eu nunca vi fazerem essa cirurgia no Brasil, mas se quiserem ver mais informações sobre ela, o link está aqui: http://saude.hsw.uol.com.br/implantes-seios11.htm


Localização da Prótese

 Há dois possíveis locais para a colocação da sua prótese: sob o músuclo ou embaixo dele.

Por baixo da glândula:" a prótese é colocada entre o tecido mamário e o músculo peitoral. Isso facilita a cirurgia e causa menos dor para a paciente depois da operação. Mas o implante pode ficar aparente se a paciente for muito magra, pois, por ser uma região mais superficial, não há pele suficiente para cobrir as bordas da prótese."  Este foi o meu caso, porque eu precisava de uma recuperação o mais rápido possível




Por baixo do músculo: "trata-se de uma técnica mais sofisticada, pois o cirurgião plástico vai precisar chegar até o músculo para alojar a prótese. Como fica instalado de forma mais profunda, o resultado é mais natural, principalmente para mulheres magrinhas. Essa localização também diminui o perigo da contratura capsular, um dos riscos dessa cirurgia e facilita a realização de mamografias. Em compensação, nos primeiros dias depois da cirurgia, a dor é intensa. Outra desvantagem: há maior risco de um deslocamento caso o músculo da mulher seja muito forte."



Como os meus treinos incluem, obviamente, exercícios para o peito, o risco de compressão da minha prótese seria muito maior, além, obviamente do risco de deslocamento e tempo de recuperação longo e impraticável para mim.

Recomendações Pré-Operatórias
( Todos os relatos aqui se basearão na MINHA experiência )

1a Consulta
Na consulta com o seu cirurgião,  ele vai conversar com vc e explicar mais ou menos tudo que eu expliquei até agora no blog. Depois disso, ele te pede para que vc troque de blusa e vista uma camiseta branca  de malha elastica, meio aderente ao corpo. Após este passo, ele te apresenta "fôrmas", do tipo daquelas usadas para fazer ovos de páscoa, só que no formato de seios que vc "encaixa"nos seus para ver como vc ficaria com uma blusinha daquelas com os seus do novo tamanho. 




As que meu médico usava eram transparentes, mas não achei foto na internet para compartilhar com vcs iguais as das fôrmas que ele usa, sorry! :o(




É neste momento que vc e seu cirurgião decidem que tamanho deve ser o mais apropriado para vc. Mas isso pode mudar até no momento da cirurgia. Ele vai ver isso na hora da operação e por isso a confiança no profissional é muito importante.
Por exemplo, vcs sabiam que no meu caso, eu iria colocar 280ml de acordo com essa primeira consulta?  
 Depois disso, as recomendações são as de sempre: não beber, não fumar, não cobiçar a mulher do próximo ( ops, essa não ...hihihihi ) ,pelo menos nas duas semanas que antecedem a operação. 

E ele te pede exames. No meu caso foram exames de sangue e um eletrocardiograma, mas os mais comuns são:
 
• Hemograma
• Teste de coagulação
• Função renal
• HIV
• Eletrocardiograma
• Ultrassom de mamas (mulheres com menos de 35 anos)
• Mamografia (mulheres acima de 35 anos)

Como eu já tava toda decidida, saí da consulta com a guia de internação, nome do hospital e data da cirurgia. Mas é claro que vc pode voltar uma 2a vez para conversar com seu médico, ou marcar consultas com outros médicos até se senti segura.

Recomendação MUITO IMPORTANTE: ENCHER O PEITO DE CREME HIDRANTE, ÓLEO DE AMENDOAS, O QUE FOR PRECISO PARA MANTER HIDRATADO 24H POR DIA. Faça isso desde 2 semanas antes da operação e continue depois de operar.

Recomendações Pós-Operatorias: 

Na hora de colocar silicone, a gente se entusiasma tanto que pode esquecer de alguns contratempos depois da operação. Para garantir o resultado, você vai precisar de calma para retornar à rotina. Mas o tempo de recuperação depende tanto da técnica do médico como do seu organismo. 
A minha tá sendo fantástica, e tô muito feliz, mas fui pesquisar como é em média para todas as mulheres. Meus comentários seguem em vermelho
"
• Repouse em casa nos primeiros dois ou três dias.
• Não troque, mexa ou molhe o curativo  nos primeiros 2 dias. Isso significa banho de gato nos primeiros dias.
• Remove-se o dreno dois ou três dias depois da cirurgia. ( Eu não tive dreno )
• Você pode voltar ao trabalho depois de sete dias. ( Voltei no mesmo dia, porém com home-office)
• Evite lavar o cabelo sozinha na primeira semana. ( Eu lavei sozinha )
• Retira-se os pontos de sete a 14 dias após a cirurgia. ( Não tenho pontos, quer dizer, eles são absorvíveis pelo corpo, não preciso remover nada )
• Você deve dormir de barriga para cima de sete a 14 dias após a cirurgia. ( Tranquilo, durmo direto na Posição do Faraó-no-Sarcófago )
• Evite levantar os braços acima da linha dos ombros durante duas semanas. ( #FAIL, faço isso direto :o(
• Não dirija por 20 dias para não haver deslocamento da prótese caso aconteça algum acidente. ( Tranquilo, ODEIO dirigir em SP, só ando de onibus, a pé ou taxi )
• Você pode voltar a fazer bicicleta ou caminhar na esteira após três semanas, contanto que mexa o mínimo possível os braços e o tórax. ( Oh, yeah! )
• Natação, ioga, tênis ou musculação para membros superiores só ficam liberados depois de dois meses.  ( verdade, foi o que o médico falou, mas volto a treinar pernas junto com a esteira/bike )
• Tomar sol só após três meses da cirurgia com esparadrapo branco em cima das cicatrizes e muito filtro solar. A exposição sem proteção só é permitida depois de um ano. Isso evita cicatrizes grossas e escuras. ( Para que alguém vai se expor ao sol sem proteção? Ainda mais no peito! Alguém pretend eir a Ibiza fazer topless?  Graças aos Deuses, não tenho nenhum roxo )
• O resultado final aparece entre três e seis meses. Antes disso, não considere definitivos o tamanho e a consistência dos seios, pois eles podem estar inchados."

Galerinha, terão que esperar até março para dar minha opinião sobre esta situação "final". Hihihihihi

E OS VALORES?

Gente! Valor de uma cirurgia, qualquer uma, dependerá do médico, dá tecnica aplicada, do material, do hospital, da equipe médica ( anestesista, enfermeiro ). São tantos os fatores!!!
Eu só acho que se deve fazer uma pesquisa rigorosa antes de se entregar a um procedimento cirurgico do genero porque, afinal de contas, vc vai ser apagada e estar entregue totalmente às mãos daquele que vc contratou e em quem confiou para cuidar de vc. Se o médico possui boas referências, é de confiança, utiliza materiais de qualidade, com certificação dos nossos órgãos reguladores e fiscalizadores da saúde e etc.. , vc não pode esperar que vá encontrar que tudo isso custe R$1,99, certo?
E se vc quer fazer, mas não quer investir tempo para pesquisar nem o dinheiro necessário para fazer algo com segurança, bom, então não faça. Você simplesmente não está preparado. Tudo na vida requer preparo, dedicação, organização, inclusive financeira. Com uma cirurgia, mesmo que por objetivos estéticos não seria diferente. Vc não vai deixar de almoçar uma semana ou de pagar o aluguel porque vc precisa fazer luzes no cabelo e pintar as unhas, certo? Tudo é uma questão de prioridades.

 UFA!!
Quanta informação!
Espero que ajude a responder às dúvidas de alguns, mas sempre, SEMPRE consultem seu médico.
Mais uma vez espero que tenham gostado, que seja útil e sintam-se SEMPRE à vontade para perguntar o que quiser.
Responderei sempre que possível e com o carinho de sempre!!
Beijos a todos

PRÓXIMO POST: Receitas da SOPA, do Chá VERDE, Fotos do antes e do atual da cirurgia


fontes:
/http://www.karinagilio.com.br/2012/08/a-evolucao-das-proteses-de-silicone/
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/04/120329_silicone_50_anos_jp.shtml
http://www.magraemergente.com/cirurgia-plastica/como-escolher-o-tamanho-certo-da-protese-de-silicone

Beijos!!!!

Gostou deste artigo? Então clique no botão ao lado para curti-lo e Twitta-lo!!

36 comments:

  1. Post super informativo, adorei e não imaginava metade das coisas. Pretendo colocar um dia também :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Mari!!
      Fico muito feliz que tenha gostado.
      A idéia era passar o máximo d einformações possível mesmo!
      Beijocas!!!

      Delete
  2. Nossa super completo, li tudo e adorei! Tinha coisas que sabia (minha mamis tem silicone) e coisas que só imaginaca, mas não sabia tão a fundo.. Eu ri com a parte do top less em Ibiza! hahahahahaha
    Que bom que vc está super bem, fico feliz por vc! Beijãoo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Bru!!
      Que bom!!
      Depois que terminei de escrrever que vi o quanto tinha escrito!!
      Caramba!!!
      Eu estou bem, graças a Deus!!!
      Muitos beijos!!!

      Delete
  3. comigo é o oposto, quero diminuir os seios

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ora e por que não?
      Sou super a favor de fazermos coisas que nos deixem felizes desde que não comprometam nossa saúde nem machuque outras pessoas!
      :o)
      Beijocas!

      Delete
  4. Super quero também, Rafa!!! rsrs ;)

    ReplyDelete
    Replies
    1. E eu super apoio, né?
      Claro!!!
      E super quero saber porque sou inxirida!
      Hihihihihi
      Beijim!

      Delete
  5. Olá Rafa!
    Sigo o seu blog, mas é a primeira vez que comento aqui.
    O post ficou excelente, bem informativo e esclarecedor (nada chato ou cansativo).
    Gostaria que me respondesse o quanto diminuiu de busto, após os treinos.
    Obrigada.
    Vc e seu blog estão de parabéns, cada dia melhores! Bj.
    Fernanda Costa

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi fê!!!
      Que delícia!!
      Seja muito bem vinda ao mundo dos comments então! :o)
      Com relação à sua pergunta, digo que diminuiu bastanteeeeee.
      No próximo post eu vou colocar a foto do antes/depois/atual para vcs terem uma ideia da desgraça que foi!
      Hihihihihi

      Obrigada pelo carinho!!
      Beijocas!!

      Delete
  6. Rafa, pergunta indiscreta.
    Como vai fazer agora o exame de mama?
    Não corre o risco da prótese esconder alguma coisa?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi!! Não, não acredito que corra esse risco e, para ser sincera, nem tirei essa dúvida com meu médico.
      E o motivo de não ter feito essa pergunta é que, em caso de necessidade, eu sempre vou usar hospitais e equipamentos pra isso.
      Bjim

      Delete
  7. Rafa adorei o post, supercompleto e informativo. So me fala uma coisa, quais as chances e que tipos de complicações podem ocorrer?
    bjoo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Japa nipônica!!!
      Tipos de complicações e chances? Várias dependendo das váriaveis. Se a pessoa quiser fazer uma cirurgia por R$1,99, não seguir as instruções para a recuperação, não tomar os antibioticos, não cuidar da cicatrizz, etc.. pode ter sérios problemas.
      Acho que fazendo tudo certinho, as chances de complicações são mínimas, florzita!
      Beijocas!

      Delete
  8. Adoreiii o post, super informativo! Já conhecia muitas dessas informações pq tenho próteses tbm. Tenho acompanhado sua excelente recuperação e te falo uma coisa... Se vc tivesse colocado a prótese por baixo do músculo tava lascada! Que desgraça de troço pra doer, Dermilivri! Nunca senti nada parecido na minha vida! Minha recuperação foi lenta, muito dolorosa, usei remédios fortíssimos e até morfina, e olha que sou valente pra dor, pq até siso sem anestesia já tirei! Kkkkkkk... Boa sorte na sua recuperação e no retorno aos treinos! Beijão gatona!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi!!
      Puxa, serei obrigada a concordar com vc. Acredito que por baixo do músuclo seria bem mais doloroso. Mas eu realmente não faria isso porque precisava voltar a treinar o quanto anttes.

      Obrigada pelo votos!
      Fico com d'zoinha que tenha sofrido tanto! :o(

      Beijim

      Delete
  9. Adoro ler seus posts. Sempre feitos com tanto carinho. Bjsss!!!

    ReplyDelete
  10. ADOREI Rafa !!
    Super completo !
    Tem quanto tempo que você decidiu colocar as próteses ?
    Eu tenho vontade de colocar a anatômica :)daqui uns 5 anos...meu presente de 35 anos, pq até lá já vou ter meus dois filhos, se Deus quiser !!
    beijinhos :D

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi querida!!!
      Não sei exatamente há quanto tempo decidi, mas desde o começo do meu treinamento eu sabia que teria que colocar um dia. :o)

      Tem que fazer o que deixa a gente feliz!
      Mas conversa com seu médico.
      Se quiser oclocar agora, coloca, ué. Veja com ele se não é só uma questõ de vc trocar depois.

      O importante é ser feliz sempre!!
      Beijocas!!!!!

      Delete
  11. Cara, ficou show o post! Adorei!
    E você tá ótima! Tenho uma colega que fez cirurgia nos seios e a recuperação foi bem dolorosa. Mais uma prova de que exercício físico é bom pra tudo!

    beijocas

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Aretha!
      Puxa que bom!!
      Fico bem feliz!!!
      Porque dá trabalho compilar essas informações na internet, né?
      Hihihihihi
      Beijos!!!

      Delete
  12. Adorei o post!!!!
    muito bom, bem explicadinho!!!!

    Ai Deus cada vez que leio uma postagem nova sua sobre o assunto me dá vontade de arrumar o meu, e 5 minutos depois já bate o medinho kkkk!!!!

    bjuxxxxxxxxxxx

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Monikinha!!!
      Anima, girl!!!

      Usando bons profissionais não tem porque ter medo!!

      Beijos!!!!

      Delete
  13. Estou querendo fazer também.
    Adorei o post!
    bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Clarissa, acho que vc vai amar também!!
      Estou bem feliz!!!
      Volte sempre que quiser, tá?

      Beijos!!!

      Delete
  14. Oi Rafa...estás ótEEEEma! Que bom....eu também fui bem assim, mas só da segunda vez quando coloquei por cima do músculo...
    Welcome to the mamazuda´s world! UHULLLLL...peitoless nevermore!

    Beijão....doida pra te ver no Arnold!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Paulinha amoreca do meu coração!!
      Cada dia mais linda!!!
      Estou bem feliz de volta ao mundo das proprietarias de comissão de frene!!

      Beijão!!
      doida para ir ao Arnold também!!!

      Beijos!!

      Delete
  15. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  16. Rafa... sabe qndo uma pessoa diz uma coisa e parece que eh pra vc q ta falando... nosssa eu tava na maior duvida e vc me tirou duvidas... minha cirurgia vai ser em jul dia 15... ja decidir qnto vou colocar de ml, tipo e marca... ja tenho valores a pagar e td mais... estou bastante decidida... porem fico sempre me perguntando: sera q vai ficar muito grande? sera q a Dra vai colocar dreno? sera q vou conseguir o dinheiro a tempo? e a recuperação como eh? Pense q fico por dias acessando sites para ver fotos de antes e depois de mulheres que ja colocaram protese!!! eu não vejo a hora de chegar o tão esperado dia... para conseguir o dinheiro esta sendo dificil, mas como vc falou temos q abrir mão de algumas coisas... afff... obrigada por ter contado sua experiência... foi de grande valor pra mim! :-D





    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Alê!
      Hihihihih
      É mesmo?
      Que bom!! Vc amar querida!!
      E vai dar tudo certo!!
      Fica tranquila!!
      E quando colocar, me conta!!Quero muito saber!!!
      Pode me perguntar o que quiser e eu ajudo com o maior prazer no que eu puder!!
      Beijocas!!!

      Delete
  17. Oi Rafa! Nossa, tem 1 mês que eu coloquei o meu, e não tive uma recuperação tão rápida quanto a sua, sem bem que eu coloquei por baixo do musculo, tem haver né? Continue postando, quero ver sua volta aos treinos, bjs!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi xará!!!
      Vc está feliz? Eu estou bastante.
      Eu acho que você tem razão: dói mais porque colocar por baixo do músculo é mais invasivo, né"?

      Vou postar sim!!
      Muitos beijos!!!

      Delete
  18. Olá Rafa,
    Cai no seu Blog por acaso e adorei como se expressa.Parabéns!
    EStou me preparando para a cirurgia e como eu comentei ao médico que quero o mais natural possível, ele recomendou a cirurgia por baixo do músculo - não falou nada sobre essa dor intensa... :o(
    E quando o questionei sobre o formato gota, disse que colocando por baixo do músculo. a redonda ficaria bem natural.
    Enfim, o que eu quero mesmo é que não fique com aquele formato redondo, sabe? muito explícito que foi feito um implante. Como você fez uma pesquisa a fundo e está passando por essa experiência, creio que possa dar sua opinião...(please!)
    Você ficou de mostrar as fotos do seu "estado" atual...poderia mostrar um antes e depois, né?
    Beijokas!
    Ah...rs adorei a parte dos "mandamentos" e do ops... rsrs

    ReplyDelete
  19. Oi Rafa!! Amei o post... Vou colocar agora no fim do ano. Vc disse q a primeira indicacao foi 280ml, mas qual o tamanho que vc colocou?? Meu medico indicou 350ml perfil super alto. Confesso q estou com medo de ficar grande, mas confio nele.
    Bjooo

    ReplyDelete
  20. Oi Rafa!! Amei o post... Vou colocar agora no fim do ano. Vc disse q a primeira indicacao foi 280ml, mas qual o tamanho que vc colocou?? Meu medico indicou 350ml perfil super alto. Confesso q estou com medo de ficar grande, mas confio nele.
    Bjooo

    ReplyDelete

Olá! Seja bem-vindo(a)!
Quer comentar o que vc achou? Vou adorar saber!

/* ADSENSE CODE