Friday, June 08, 2018

NAATI : CCL - Credentialed Community Language Test

ATUALIZACAO: Devido a alguns pedidos, eu estou trabalhando com quem deseja estudar/praticar para a prova CCL do NAATI atraves de consultoria com sessoes de duracao de 1h. So entrar em contato para tirar suas duvidas. 


Hello, pessoas queridas!
Tchudu bem?


Sei que prometi para alguns toda a historia ( na verdade, serie do Netflix com 3 temporadas ) da mudança para a Australia, porem agora preciso fazer  um post "tecnico"  para ajudar algumas pessoas que estao na mesma situacao que eu. Entao, este post, como diz o titulo sera sobre NAATI e sua " nova" prova, o CCL.

Quando vc tem interesse em migrar para a Australia atraves do skilled visa, ou seja, visto de residencia permanente por conta do seu skill ( conhecimento / profissao ), vc entra em uma especie de gincana de pontos. Quem tem mais pontos fica na frente. Dah! Parece obvio e simples, mas nao eh bem assim.

Uma das formas de se obter pontos eh atraves de um teste chamado CCL, aplicado pela NAATI que eh o orgao regulamentador e certificador para tradutores e interpretes na Australia. NAATI significa National Accreditation Authority for Translators and Interpreters Ltd.

Para fazer esta prova, vc precisa acessar o site da NAATI neste link: https://www.naati.com.au/other-information/ccl-testing/

Neste link, tem todas as informcoes e, ate a data deste post ( 08/06/2018 ) , as inscricoes estavam suspensas e a promessa de reabertura era para a 2a metade deste mesmo mes de junho de 2018 . Agora vou explicar os passos que eu adotei e a cronologia da historia.


  • I: Em Janeiro de 2018 eu fiquei sabendo da prova ( na verdade, meu Marido descobriu sobre a prova ) e entrei no site para me inscrever. Este eh o 1o passo: dizer que tem interesse na prova e fim.


Este eh o email que vc recebe logo apos se inscrever como interessado em fazer a prova. Prestem atencao nos pontos em vermelho. Se estiver dificil de ler so clicar na figura para ampliar.


  • II: Em Marco de 2018 eu recebi um email da NAATI perguntando se eu queria mesmo fazer a prova e, em caso afirmativo, deveria pagar a " modica"  quantia de $800AUD em ate 7 dias para garantir um lugar para mim.  Cruzes!! Filme de terror!!  800 pila!!! 


Pague o NAATI em 7 dias!! :oO


O email que se recebe eh tipo este aqui:

Prestem atencao nas datas. Levou mais de 2 meses para de fato me chamarem para pagar para fazer uma prova que seria aplicada ainda 2 meses no futuro.


  • III: Para vc pagar o o CCL test, vc precisa se cadastrar no ePortal deles que se chama myNAAT.


Eu levei 3 dias para pagar a prova porque estava com dor no coracao. Sempre dificil se desfazer de 800 dolares, mas.... eh a minha vida e eu nao vim pra ca para dar sorte para o acaso. Ate aquela data eu ainda estava esperando a carta com a validacao da minha profissao e anos de experiencia pelo orgao regulamentador aqui da Australia ( que no meu caso eh o Engineers Australia ) para poder aplicar para o visto. Qualquer ponto eh/era desejado e valido. O email que vc recebe depois que vc paga o boleto ( nem aqui me livro de boleto ) eh esse aqui:

Basicamente um email me dizendo que eu ia receber outro email. :o/




  • IV: Em Abril de 2018 recebi finalmente o email da NAATI com sugestao de dia e horario para fazer a prova. Tinha a opcao de nao aceitar a sugestao, mas po, pretendia fazer esta prova antes da minha irma ter netos ( minha sobrinha tem 3 anos de idade ) e aceitei de cara.





  • V: Finalmente, quando vc aceita, seu email de confirmacao.




COMO EH A PROVA DO CCL  / DIA DA PROVA

No dia da prova, vc chega no local estipulado e fica aguardando ate aparecer alguem da NAATI para conferir o seu documento informado no momento da inscricao com o que eles tem la na lista. O bom e velho" cara-cracha", entao " pelamor", nao vai pra la com um documento diferente do que vc usou para se inscrever, ok?

Para quem vai fazer a prova aqui em Brisbane a primeira salinha de espera eh aqui:

1- Onde surge alguem para validar a documentacao;
2- Sala de espera geral, estilo sala de aula;
3- Banquinhos e mesinhas onde vc espera antes da validacao em 1.


1) Vc e os outros candidatos sao conduzidos para uma sala ( numero 2 na foto acima) , como se fosse sala de aula onde vcs deixam suas bolsas em algum lugar e, se nao tiver bolsa, so celular como eu, tem que deixar la na frente, na " mesa do professor " e vc nao pode conversar com ninguem ne nenhum momento. Quando for embora, pega as suas coisas e vaza sem falar com ninguem. Se estiver esperando alguem, tem que esperar la fora ( numero 3 na foto acima) .

2) Eles / Elas fazem uma breve explicacao de como eh a prova e quais sao as politicas, mas a prova eh basicamente constituida de dois dialogos.

Dialogo 1: tem aproximadamente 300 palavras. Antes de qualquer dialogo comecar, a gravacao conta a historia do dialogo para vc se situar.
          Ex: Um paciente visitando seu medico no consultorio. A conversa vai ser entre eles. Um sempre fala em Ingles e o outro sempre fala em Portugues.

O test taker toca a gravacao de aproximadamente 30 palavras e para para vc fazer a interpretacao daquelas 30 palavras. Quando vc termina, so afirma com a cabeca que vc terminou que o test taker passa para a segunda parte do dialogo.
          Ex1: " _ Hello Maria! It's very nice to see you! How was your weekend? Please have a seat! " 
Dai vc intepreta isto para Portugues que eh gravado atraves de um microfone gigante na mesa. Entao o test taker para a segunda parte.
          Ex2: "_ Ola Dr.Peter! Obrigada! Muito bom ver vc tambem! Meu fim de semana foi otimo porque viajei com meus filhos para a praia." 
Dai vc interpreta isso para Ingles que eh gravado do mesmo jeito.

E vai assim ate terminar o dialogo.

Dialogo 2: Mesmo esquema do dialogo 1

3) Regras que interessam: Voce tem direito a pedir UMA repeticao por dialogo sem sofrer penalidades. Nao quer dizer que vc nao possa pedir para repetir mais de uma vez, mas depois da 1a vc comeca a sofrer penalidades. Entao, de acordo com o que expliquei no item 2), para o Dialogo 1 vc poderia escolher pedir para repetir a gravacao ou  do Ex1 ou do Ex2, sacou? 
O mesmo vai se aplicar para o Dialogo 2, porem eles explicam tudo na hora.
O link generico das Test Policies eh este: https://www.naati.com.au/media/1946/ccl-test-policiespdf.pdf

4) Apesar de vc ficar numa sala com algumas pessoas , vc nao faz a prova com elas la. Vc fica la ate te chamarem individualmente para uma sala, no meu caso, semelhante a de um consultorio, bem pequenina, onde o/ a test taker explica a prova de novo, pergunta se vc entendeu as regras e so entao ela comeca a prova. Foram todas muitissimo educadas comigo.

5) Duracao: A prova em si mal durou 20 minutos. Serio. Foi muito rapido.


POSSIVEL PROBLEMA / ISSUE

Um possivel problema para TODOS os BRASILEIROS  e eh precisa ficar atento eh que, aparentemente, a NAATI nao entendeu que o Portugues falado no Brasil nao eh igual ao Portugues falado em Portugal e todas as provas estao com Portugues de Portugal. No mesmo dia que fiz a prova, eu avisei ao test taker que isto aconteceu, expliquei que sao linguas distintas e que tem palavras que, apesar de existirem no Portgues do Brasil tambem, tem significado COMPLETAMENTE DIFERENTE do de Portugues de Portugal.

A test taker me mandou escrever um email para as "zotoridades"  , o que eu fiz no mesmo dia. Depois de uma semana sem resposta liguei para la e expliquei tudo de novo. ME garantiram que iriam escalar o assunto. Depois de mais uma semana, sem resposta, liguei novamente e, ate a presente data ( 08/06/2018 ) ainda nao me deram nenhuma resposta sobre esta questao.


MATERIAL DE PRATICA QUE EU USEI ( UNICO )

O material de pratica foi o que encontrei no proprio site da NAATI neste link aqui: https://www.naati.com.au/other-information/ccl-testing/ccl-practice-materials/

Selecionar a opcao de Languages P-R e, obviamente facam o download das duas opcoes. Sao dois dialogos so, na verdade.

Vcs vao observar que eh Portugues de Portugal e..." eh o que tem para hoje". Mas treinem. Mal nao faz!



RESULTADO

Eles afirmam que o resultado sai entre 6 e 8 semanas, porem o meu resultado chegou na data de hoje e, FELIZMENTE, eu passei!!! Vc recebe dois emails: um com a carta que pode ser usada como evidencia e outro com os pontos que vc tirou em cada dialogo.

A cartinha eh como a abaixo: 





Espero que com este post vcs possam tirar suas duvidas, porem, se houver mais, peco a gentileza de postarem aqui no blog para que quando eu responder, outros tambem possam ler, ok? Incluindo a galera que tem o meu numero de telefone. Please! O objetivo aqui eh ajudar as pessoas que nao medem esforcos para alcancar os seus sonhos, entao vamos compartilhar a info.


Obrigada !

Beijim para todos e MUITO BOA SORTE!!

#NEVERGIVEUP






Gostou deste artigo? Então clique no botão ao lado para curti-lo e Twitta-lo!!

20 comments:

  1. Olá, eu tenho uma dúvida. Você tem que memorizar e traduzir a frase inteira ou apenas o que conseguir lembrar?
    Vc consegue lembrar como foram as suas respostas e se vc reproduziu exatamente o que foi dito?
    Obrigado e parabéns pelos 5 pontos (:

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Fernando!! Quanto mais preciso vc for, melhor. Se vc traduzir “só o que conseguir lembrar” e alguma informação ficar faltando, eles descontam pontos.
      Eu tentei reproduzir exatamente o que foi dito, tanto para Inglês como para Português.
      É bem legal vc fazer o download do material no link que deixei aqui no post. A parte A é um diálogo e à parte B é outro diálogo. Vc vai entender 100% o que estou falando e tb exatamente como é a prova.
      É bem “rapidinho” e ajuda super a concretizar a prova na mente.

      Me dá notícias depois que analisar?

      Muito obrigada pelos parabéns, de verdade!!!

      Delete
  2. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  3. Oi.. Parabens pelo resultado.. E parabens por compartilhar.. bem dificil achar pessoas da nossa lingua falando sobre essa prova.
    Pra estudar vc utilizou so aqueles diálogos do site do NAATI que colocaste no link? tipo teve alguma estrategia de estudo?? tem algum tipo de vocabulario que precisa estudar mais??
    na hora da prova tem aquelas coisas tipo no PTE que tem que falar rapido?? enfim.. nao achei mtas dicas em relacao a essas coisas em lugar nenhum..
    mais uma vez parabéns pelo post.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Thiago!!! Obrigada!!!
      Essa prova é super nova. Foi anunciada em junho de 2017 e só começou a ser aplicada em 2018. Neste ano de 2018, só houve duas sessões: uma em março e outra agora em maio que foi a sessão da qual participei.

      Para estudar especificamente para esta prova infelizmente o único material oficial disponível é o do link, porém vc pode tentar treinar por sua conta buscando diálogos de curso de Inglês e fazendo a interpretação para Inglês e vice-versa.

      Com relação a falar, eu falei em umavovidade normal. Eu acredito que eles irão perceber se vc esta gaguejando muito ou se auto-corrigindo o tempo inteiro.
      Mas fora isso, não há muito mais que eu possa passar, sabe? Tudo o que encontrei de material e a experiência pela qual passei estou dividindo aqui com vcs.

      Espero ter ajudado!
      Qualquer coisa só falar!
      Muitíssimo boa sorte!

      Delete
  4. Ola tudo bem? Primeiramente meus parabens pelos 5 pontos, estou na luta tambem aqui e sei como e dificil.
    Muito obrigado por compartilhar essas informacoes, provavelmente irei fazer essa prova, gostaria de saber se vc teve alguma rotina de estudos se sim se poderia compartilhar, tambem gostaria de saber qual o nivel de ingles que voce acha como ideal para fazer esta prova,precisa ser fluente ou nivel upper intermediate pra cima vc acha que ja esta apito a fazer a prova?
    Muito obrigado

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Herbert!!!
      Muitíssimo obrigada!!!

      Para esta prova em específico, só estudei os dois diálogos que eles disponibilizam no link que compartilhei aqui com vcs.

      Falando de nível de Inglês: a minha história é que eu sempre gostei de Inglês e trabalhei em multinacionais onde o Inglês se fazia necessário diariamente.
      Eu tenho 88 no PTE e para uma prova de intérprete é preciso que vc tenha um bom Listening e um bom Speaking. E para isso é preciso prática e vocabulário.

      Mas além disso é importante que vc tenha e/9u desenvolva sua capacidade de memorização a curto prazo para reproduzir em outra língua trechos dos diálogos a medida que são pausados.

      Da uma olhada no material do site e testa a interpretação pra vc ver. Vc entenderá 100% como é a prova.

      Qualquer coisa só falar!
      Espero poder ter ajudado!!

      Boa sorte!!

      Delete
    2. This comment has been removed by the author.

      Delete
  5. Minha preocupação maior é o portugues de portugal do que o Ingles pois minha lingua nativa é espanhol, mas não acho prova em espanhol no próximo set de provas em Sydney e teria que viajar.
    Ajudaria muito saber quanto vc tirou do total pfv para saber quanto afetou falar portugues do Brasil?
    Minha nota no PTE é quase a mesma que a sua 87.
    Muito obrigada por qualquer info!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Sheila!!
      Você já deu uma olhada no link do material para teste que eu coloquei aqui neste post? É exatamente deste jeito que é a prova. Seria legal vc fazer para ver como vc se sente.
      Meu total overall foi 71/90, ou seja 78%.
      Oficialmente , para minha prova não fez tanta diferença assim o Português de Portugal, porém existem palavras que existem no BRasil e que tem significado totalmente diferente no BRasil.
      Eu falei isso com eles. Mandei email, telefonei várias vezes. O fato é que não estão nem aí. É um dinheiro muito fácil que eles ganham :o/

      Me fala se tiver mais duvidas, ta?

      Delete
  6. Olá Rafaela! Obrigado pelas dicas e parabéns por mais essa conquista!
    Queria te perguntar uma coisa.. Você disse que só estudou com esse material, certo?! Você ficou ouvindo várias vezes a mesma conversa do sample ou estudou pouco? Porque eu penso... se eu ficar ouvindo sempre a mesma conversa, vai ser muito mais fácil e no dia não vai ser assim... Mas por outro lado, se eu só ouvir uma ou duas vezes os samples que eles disponibilizam no site, parece que não estou estudando o suficiente, sabe... rsrsrs Difícil...
    Obrigada desde já! Bjo Daniela

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Daniela. Perdão por tamanha demora. Tive meses difíceis .
      Eu só escutei os diálogos , porém, eu estudo e trabalho em Inglês há 39 anos. Demorei gostei muito de Inglês, sou engenheira de formação e trabalhei e trabalho para multinacionais , primeiro tecnicamente e depois com gestao. Sempre escrevendo, lendo, conversando e apresentando em Inglês.
      A prova do Naati é:
      1- memória : pratique repetir diálogos de série que vc gosta no Netflix, decorar lyrics das musicas que vc mais ouve, leia um artigo e faça um resumo do artigo para alguém, mesmo que imaginário, para garantir que vc está praticando reproduzir informação, etc..
      2- Listening e obviamente Speaking , que é o que vc estará fazendo enquanto prática memória.

      Bjim e super boa sorte

      Delete
  7. Olá, agradeço por compartilhar essas informações.

    Uma questão é, você pode se utilizar de papel e caneta/lápis para fazer anotações ou tem que ser tudo na base da "memory" mesmo? Abs.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá jhonathan. Peço perdão pela demora. Meses difíceis se passaram. Sim, vc pode usar papel e lápis que são fornecidos na hora, porém vc deve tomar cuidado para não ficar tentando anotar tudo e perder de fato a informação que é passada.
      Deixa para anotar siglas, nomes, datas ou números e foque no que está sendo dito.
      Super boa sorte.

      Delete
  8. Olá!

    Seu artigo é muito legal, eu estava cogitando fazer esse teste porque na minha "quest for 190-189", eu perdi pontos por causa de idade, e preciso recuperá-los de alguma forma. Já fiz o PTE Academic: após seis tentativas, tirei 81+ em tudo(nas últimas quatro, fui mal em Describe Image e Repeat Sentence). A minha experiência com inglês é boa (CPE Grade C, IELTS Band 8), e graças à sua descrição, me sinto mais confortável em tentar o CCL.

    Ainda não analisei o áudio ainda, estou tentando achar mais materiais (parece uma missão impossível).

    Tenho duas perguntas: O teste é inteiramente falado, ou seja, o material válido é apenas a gravação da voz do/da candidato/candidata? Não tenho problemas com speaking, accent ou pronunciation, eu apenas não consigo repetir uma frase longa "exactly as I hear"(eu sempre mudo algumas palavras).

    Obrigado!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, perdão por tamanha demora. Questões pessoais inesperadas foram a causa. O teste é inteiramente falado. Não há problemas em se mudar algumas palavras por sinônimos e não há problemas em se mudar a ordem das informações, desde que TODA informação seja passada. Essa é a diferença de interpretação para traducao.
      Porém , aconselho que pratique memória. Quanto mais fidedigno, melhor para o candidato.
      Super boa sorte.

      Delete
  9. Oi tudo bem? Vocês ainda está dando sessão de 1 hr para auxiliar no teste? Como posso entrar em contato com vc para contratar?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá. Sim. São sessões de 1h para a prática dos diálogos. Favor enviar e-mail para cariocanagaroa@cariocanagaroa.com.
      Muito obrigada.

      Delete
  10. Wow i can say that this is another great article as expected of this blog.Bookmarked this site.. american language

    ReplyDelete

Olá! Seja bem-vindo(a)!
Quer comentar o que vc achou? Vou adorar saber!

/* ADSENSE CODE